AMBIENTE ACREANO: Maio 2011
Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

terça-feira, maio 31, 2011

ESSA FOI 'NA TESTA' DO JORGE VIANA

"Estou sabendo", codinome de um leitor do Blog do Altino, dando 'na testa' do senador Jorge Viana ao comentar a contrariedade dele com o retorno do nosso fuso horário:

"Jorge Viana diz que não concorda com a decisão do povo em relação ao horário. Eu também não concordo com a decisão do povo que o elegeu senador, mas temos que aceitar, o povo é soberano em suas escolhas".

E o dia parece que não foi muito bom para o nosso Senador.

Nosso colega, Lindomar Padilha, também deu uma na testa dos políticos acreanos que acham que houve politicagem na questão do referendo em que o povo acreano decidiu pelo retorno ao fuso horário antigo:

"Se defender a volta ao antigo horário é politicagem, o que será alterar o horário sem a consulta popular?"
Publicado por Evandro Ferreira 1 comentários Digg! Link Permanente Envie este artigo para um amigo

domingo, maio 08, 2011

RECURSOS HÍDRICOS: O ACRE NA VANGUARDA

Ato de Tião Viana é um gesto importante que sinaliza a continuidade da implementação do plano estadual de recursos hídricos.

Evandro Ferreira
Blog Ambiente Acreano

Diferenças sobre o fuso horário à parte, está claro que o Governador Tião Viana (PT) trilha no caminho certo quando o assunto diz respeito à preservação e conservação dos recursos hídricos acreanos.

Ontem ele plantou uma árvore na área de nascente do rio Iquiri, no município de Capixaba. É um gesto simples, mas de grande importância simbólica, que deixa clara a mensagem de que o estado não abriu mão do compromisso de ordenar, recuperar, conservar e preservar os recursos hídricos acreanos.

Esta idéia foi gestada durante a gestão do ex-governador Binho Marques, sob a liderança do ex-Secretário de Meio Ambiente, Eufran Amaral. Eles lançaram as bases para que o programa deslanchasse. E ele já está em andamento faz uns dois anos. Tião Viana está dando um impulso necessário e importante.

Poucos acreanos sabem, mas o Acre já tem o seu plano estadual de recursos hídricos. O mapa apresentado acima (Elaborado pela SEMA/AC) indica as diferentes regiões de importantes bacias hidrográficas que estão sendo estudadas - dados socio-econômico e ambientais.

É algo que poucos estados do Brasil conseguiram fazer. Estamos na vanguarda e devemos continuar assim. A sociedade tem que ficar alerta para que os nossos governantes - atuais e futuros - não deixem este investimento ir, como se diz no popular, "por águas abaixo".

Água é um bem estratégico. E embora, aparentemente, o Acre disponha desse recurso em abundância nos dias atuais, precisamos nos questionar:

- O que o futuro nos reserva se a destruição ambiental continuar no mesmo ritmo visto no presente?

A aprovação de leis protetivas e a conscientização da sociedade são passos importantes para garantir o futuro dos nossos recursos hídricos, não importa quem assuma o destino político do Acre.
Publicado por Evandro Ferreira 0 comentários Digg! Link Permanente Envie este artigo para um amigo

sábado, maio 07, 2011

NO ARIZONA, USA

Evandro Ferreira
Blog Ambiente Acreano

Estamos em Tucson, Arizona, participando de um seminário sobre manejo de bacias hidrográficas. As atividades se estenderão até o dia 22 de maio.

Vamos tentar escrever um diário sobre as atividades desenvolvidas.

Chegamos no domingo, 1 de maio. O fuso horário é de - 3 h em relação ao Acre. E querem saber? Aqui o dia amanhece na hora certa: por volta das 6h da manhã.

A primeira coisa que aprendi: Tucson não é pronunciado como se diz ai no Brasil: Tu'C'son. Aqui se engole o 'c' e o som do nome da cidade se pronuncia 'Túson'.

Inglês é uma língua complicada. Como você lê o nome da famosa cidade de 'Houston'?

Provavelmente o som que você pronuncia é próximo de: 'riuston'. Estou certo?

Pois é. Em New York tem uma rua chamada 'Houston'. Mas por lá não se diz 'ríuston', se diz 'rouston', que teoricamente é o mais correto.

A razão? Pergunta a algum americano e ele não vai saber explicar.

Voltando ao encontro que estamos participando. Temos participantes da Guatemala, México, Bolívia, Filipinas, Vetnam, Uzbekistão, Georgia, Líbano, Jordânia, Palestina, Marrocos, Botswuana, Angola, Chade, Camarões, Nigéria.

O grupo é uma mini-Nações Unidas.
Publicado por Evandro Ferreira 0 comentários Digg! Link Permanente Envie este artigo para um amigo