Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

22 setembro 2005

FRIAGEM NA SEGUNDA, DIA 26/9

Foster Brown, colega do SETEM/Parque Zoobotânico/UFAC, deu uma passada em minha sala no final da tarde de ontem (quarta) e disse que, de acordo com os dados metereológicos que ele dispõe, teremos mais uma frigem no próximo dia 26. Vou tentar conseguir o gráfico de evolução da temperatura para os próximos dias com ele e postar para vocês.

Surpresos? Talvez não, ninguem fica mais surpreso com isso visto que o clima tá mesmo meio maluco. A coisa vai pegar (fogo literalmente...).

Consequências dessa nova friagem (se acontecer):

a) Mais seca, mais perigo de incêndio florestal, pois como diz o ditado popular "...depois da friagem vem a estiagem..."

b) Possivelmente mais fumaça: isso mesmo, pois a persistirem as queimadas nas bandas da Bolívia, Mato Grosso, Rondônia e no leste do Acre o vento do sul vai trazer (além do frio) toda a fumaça daquela região para causar problemas para a gente aqui em Rio Branco.

Temos mais alguns dias para que esse fenômeno atmosférico não se concretize. No lugar do frio poderíamos ter a chuva, mas a quem podemos recorrer para que houvesse essa troca? Altino Machado, já que o teu blog está causando revolta nas massas, usa o teu poder de influência (política inclusive pois você tá com prestígio com os homens...) para fazer com que o governo traga os pajés que fizeram chover em Roraima na época daqueles grandes incêndios florestais...Seguramente eles vão fazer chover no Acre também.

Resta saber quando eles vão poder chegar aqui já que de avião vai ser meio difícil...