Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

23 agosto 2007

PRÊMIO FINEP DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

Empresa Acreana se classificou para a etapa final na região Norte. Ela concorre ao prêmio em duas categorias

A instituição "Pólo de Proteção da Biodiversidade e Uso Sustentável dos Recursos Naturais - POLOPROBIO", dirigida pelo pesquisador Francisco Samonek foi a única instituição/empresa Acreana a ser classificada para a fase final do Prêmio FINEP de Inovação Tecnológica 2007 na região Norte. Ela trabalha com o desenvolvimento de compostos de látex vegetal "in natura" pré-vulcanizado e cargas vegetais de espécies nativas para a fabricação de artesanatos, pequenos artefatos e mantas de couro vegetal ecológico em comunidades extrativistas da Amazônia.

Francisco Samonek, dirigente do POLOPROBIO, ganhou, em 2006, o Prêmio Prof. Samuel Benchimol de inovação tecnológica com o projeto intitulado "Os encauchados de vegetais kaxinawá e shanenawa: A ciência e o saber tradicional transformando o látex nativo em uma borracha Amazônica sustentável". O projeto era uma continuidade da sua dissertação de mestrado desenvolvida defendida com sucesso no programa de Mestrado de Ecologia e Manejo de Recursos Naturais da UFAC.

Resultado final vai ser anunciado em 19 de setembro

A escolha dos finalistas deste ano aconteceu no dia 21 de agosto na cidade de Porto Velho e o resultado foi anunciado ontem (22/8) pela FINEP. Neste ano 85 propostas de toda a região norte concorreram nas categorias Produto, Processo, Pequena Empresa, Média/Grande Empresa, Instituição de C&T e Inovação Social aconteceu em Porto Velho (RO).

A comissão julgadora é composta por 12 profissionais das comunidades acadêmica e empresarial de vários estados da região. A ordem de colocação só será anunciada durante a cerimônia de premiação, que acontece no dia 19 de setembro. O julgamento e a premiação da etapa nacional só acontecerão em novembro na cidade de Brasília.

O Prêmio FINEP de Inovação Tecnológica visa estimular os esforços inovadores de empresas, cooperativas e instituições de ciência e tecnolgia que geram resultados positivos para a sociedade brasileira. Surgiu em 1998, na região Sul, com 48 projetos inscritos. No ano de 2000 foi lançado em todas as regiões do país, com 279 inscrições. Agora, em 2007, atingiu o número de 732 propostas.

Veja abaixo os finalistas de cada categoria na região Norte:

PRODUTO:
- Central Laminações (RO)
- Indústria e Comércio de Oxigênio da Amazônia (RO)
- Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (AP)

CATEGORIA PROCESSO:
- Albrás Alumínio Brasileiro (PA)
- Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (AM)
- Pólo de Proteção da Biodiversidade e Uso Sustentável dos Recursos Naturais (AC)

INOVAÇÃO SOCIAL:
- Associacao para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável (AM)
- Embrapa Amazonia Oriental (PA)
- Pólo de Proteção da Biodiversidade e Uso Sustentável dos Recursos Naturais (AC)

PEQUENA EMPRESA:
- Central Laminações (RO)
- Fabriq Informatica Ltda (AM)
- Indústria e Comércio de Oxigênio da Amazônia (RO)

MEDIA/GRANDE EMPRESA:
- Gramazon - Granitos da Amazônia (RO)

INSTITUIÇÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA:

- Ceteli (UFAM) (AM)
- Embrapa Amazônia Oriental (PA)
- Instituto Genius(AM)