Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

16 maio 2008

FUSO HORÁRIO, CONVENÇÃO INTERNACIONAL OU BAGUNÇA NACIONAL?

Enquanto em Brasília as pessoas se levantam às seis da manhã para ir trabalhar, já com sol, no Acre ainda são quatro da manhã, horário em que a gente se levanta, faz pipi e dorme de novo pois ainda é noite fechada. Ou é hora da gente estar saindo da Saudosa Maloca. É o nosso modo de vida. E querem mudar isso. Querem não, vão mudar mesmo à revelia da nossa vontade

Jorge Nascimento
Editor do Blog do @creucho

A Conferência Internacional dos Meridianos, em 1883, em Roma na Itália dividiu o mundo em 24 faixas entre os meridianos. O movimento de rotação da Terra gira aproximadamente 15 graus a cada hora. Em 1884, na Conferência de Washington, foi adotado o meridiano de Greenwich como sendo o ponto zero e então se convencionou que a Leste a hora aumentaria e a Oeste a hora diminuiria uma hora no relógio, os minutos e segundos permaneceriam os mesmos.

Antes disso, eram usados diferentes horários para cada região do mundo. Guiava-se o horário pela posição aproximada do sol.

Exatamente para adequar e contentar empresas e empresários foram criados os fuso horários, para que se pudesse saber que horas eram em cada lugar do mundo a cada momento.

Já se vão, mais de cento e vinte anos que isso funciona dessa maneira, são convenções internacionais, respeitadas pelos países, muito embora cada um seja soberano dentro de seu território para fazer determinações quanto ao fuso horário.

A Lei N° 11.662, de 24/04/2008 vem modificar no Brasil, e especialmente no Acre, o sistema de fuso horário. Agora, teremos o mesmo horário de Rondônia e Mato Grosso. Isso porém é arbitrário, principalmente porque o povo não foi consultado a respeito do assunto. Foi uma decisão de gabinete, tomada por pessoas que nem vivem aqui e não sabem dos nossos problemas.

A maior arbitrariedade está no fato de que essa Lei foi inventada com o único e exclusivo objetivo de contentar às Emissoras de TV, que seriam prejudicadas pois agora são obrigadas a obedecer à classificação indicativa de seus programas. Em vez de adequar os programas aos horários, elas resolveram adequar os horários aos programas.

O que interessa mesmo é que a hora natural no Acre e outras regiões foi modificada. As pessoas, e até os animais, tem seu metabolismo e modo de vida adaptado para a região onde vivem. Para todo mundo a hora do almoço é 12h00h. Hora de almoço em Brasília é hora de lanche no meio da manhã no Acre.

Enquanto em Brasília as pessoas se levantam às seis da manhã para ir trabalhar, já com sol, no Acre ainda são quatro da manhã, horário em que a gente se levanta, faz pipi e dorme de novo pois ainda é noite fechada. Ou é hora da gente estar saindo da Saudosa Maloca. É o nosso modo de vida. E querem mudar isso. Querem não, vão mudar mesmo à revelia da nossa vontade.

Os estudantes que costumam acordar às seis e meia da manhã para estar às sete na escola, vão estranhar, pois estarão acordando na nossa realidade, às cinco e meia. Na realidade essa mudança é uma besteira tão grande. Foi feita só por motivos econômicos e não nos trará nenhum benefício real.

Como sempre costumo opinar em casos em que as coisas parecem obscuras: “Alguém pode estar levando alguma coisa nisso”.