Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

03 fevereiro 2009

ELEIÇÃO NO SENADO: 'NEUTRALIDADE' DE LULA VAI LHE CUSTAR CARO

Evandro Ferreira
Blogue Ambiente Acreano

Na sexta passada havíamos dito que o apoio do PSDB poderia significar uma possibilidade real de vitória para Tião Viana na disputa pela presidência do Senado pois estava claro que naquele momento a situação do parlamentar acreano, sob o ponto de vista de poder de barganha pelos votos que lhe faltavam, era muito mais confortável do que a do seu oponente.

Dizíamos que Sarney havia se comprometido como o que tinha e o que não tinha disponível de cargos no Senado com os senadores do PMDB e o DEM. Como ele não controla a máquina pública federal, seu poder de barganha com os senadores dos partidos nanicos era limitadíssimo. Tudo iria depender de conversa de pé de ouvido e promessas vãs, que em política não resolve muita coisa.

Tião, o “candidato do governo” tinha, teoricamente, a máquina federal a seu lado. A única desvantagem era o pouco tempo para articular os votos que faltavam. E isso deveria ter sido feito pessoalmente pelo presidente Lula, que com alguns poucos telefonemas, teria resolvido a disputa.

E o que fez Lula? Nada. Ficou apenas observando. Com isso, os votos extras de pelo menos metade da bancada do PDSB não fizeram a diferença que se esperava. Sarney ganhou com uma certa folga.

Lula traiu Tião e o seu partido em nome do que ele acredita ser a governabilidade no final de seu governo, acreditando que terá, nos próximos dois anos, um Congresso “no cabestro”, considerando que as duas casas estão nas mãos do PMDB, um partido fisiologista ao extremo.

Ele vai pagar caro para ver isso acontecer. Parafraseando o barbudo, podemos afirmar com segurança que nunca na história desse país, aquele ditado do "é dando que se recebe" será válido como nos próximos dois anos. Sarney e família, enrolados na justiça, vão mostrar a Lula como se pratica esse velho mote da política brasileira.

E se Lula acha que os partidos que ele considera aliados no Congresso irão embarcar cegamente na campanha presidencial de sua pupila Dilma Roussef, é bom estocar o cofre para atender os ‘pedidos’ dos supostos apoiadores.

Para piorar sua situação, a crise econômica que se instalou no mundo e tem atingido o país de forma impiedosa, vai ser longa, diminuindo a margem de manobra fisiológica do ocupante do Planalto. Definitivamente, as suas perspectivas políticas não são das mais promissoras no contexto atual. As portas para o PSDB ou uma segunda via da oposição estão abertas.

Bem feito Lula!

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

E o referendo sobre a mudança do horario no Acre, como ficou? Já está garantida a consulta popular para as eleições de 2010? Parece que todos estão acomodados ou conformados com a mudança que afetou muito a vida principalmente dos menos favorecidos.

03/02/2009, 21:27  
Blogger Picaretas da Távola Redonda said...

Então professor. Eu acho que definitivamente nada muda para o Lula. Os já quase 8 anos de seu mandato foi feito assim: com o PMDB debaixo do braço (ou é o PT na coleira do PMDB?).
Inclusive esse apoio repentino do PSDB, me pareceu uma manobra pra 2010. Uma vez o PT ganhando o Senado, deixaria o PMDB furioso correndo o risco de fechar a aliança PSDB-PMDB-DEM para as próximas eleições.
Confesso que ando com muito pouca vontade com o Tião Viana e também não acho que seria nada demais ele na Presidência do Senado... não implicaria nada de diferente para o Acre (além é claro do nosso orgulho de ser do, ou morar. no Acre). Mas é claro que estando do outro lado o Sarney, o Tião era a melhor opção disparado.

No final das contas, não deixa de ser simbólico, o Lula fechar seus 8 anos de governo, com o Temer e o Sarney (essas velhas raposas) como presidentes do Congresso Nacional. Mostra o quanto o governo Lula foi incapaz (ou falta de vontade mesmo) de mudar as velhas oligarquias do poder de Brasilia.
Abraços professor.

Felipe

04/02/2009, 19:04  

Postar um comentário

<< Home