Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

10 junho 2009

NILSON MOURÃO, FUSO HORÁRIO E O PT ACREANO

Desespero do deputado com a possível realização do referendo sobre o fuso horário no próximo ano mostra que para ele e o PT a questão é de 'dois pesos e duas medidas'

Evandro Ferreira
Blog Ambiente Acreano

O Deputado Federal acreano, Nilson Mourão (PT) e o presidente regional do PT, Leonardo de Brito, fizeram publicar na imprensa local nota(*) em que acusam o Deputado Federal Flaviano Melo de leviandade ao falar do fuso horário, aquele que foi mudado à revelia da população acreana pelo partido que eles defendem.

Custa a crer e não dá para entender como duas pessoas esclarecidas são capazes de produzir um documento tão 'leviano' para com a inteligência dos acreanos. Senão vejamos:

1. Eles afirmam que a a proposta de Flaviano Melo vem sofrendo reação de parlamentares de diversos partidos na Câmara.

Parlamentares de outros Estados não estão nem ai para a questão. Tanto que durante as discussões iniciais Nilson Mourão, que não tinha como interferir diretamente - levantando questão de ordem ou outras ações protelatórias durante as discussões da comissão - 'arregimentou' para fazer isso o inesquecível Deputado José Genoíno (PT-SP), acusado de fazer parte do mensalão e cujo irmão foi flagrado com a cueca estufada de dinheiro em um aeroporto.

O fuso horário acreano não precisa desse tipo de apoio. O que Nilson Mourão e Leonardo de Brito precisam esclarecer é o seguinte:

- Porque logo José Genoíno, que de Acre e fuso horário acreano não entende absolutamente nada pois nunca se envolveu antes na questão?


2. Eles afirmam que Flaviano e Petecão arregimentaram parlamentares do PMDB na Comissão de Constituição e Justiça e derrotaram a proposta do deputado Moreira Mendes (PPS-RO) para a realização de audiência pública com o objetivo de informar melhor os parlamentares sobre a polêmica matéria.

Antes de dizer que Petecão e Flaviano 'derrotaram' a proposta de um deputado de Rondônia para discutir um tema que afeta o conjunto de todos os acreanos, Nilson Mourão e Leonardo de Brito deveriam admitir e escrever em letras maiúsculas que O POVO ACREANO FOI DERROTADO PELA PROPOSTA DE MUDANÇA DO FUSO HORÁRIO PROPOSTA PELO PT SEM A CONSULTA AOS MAIS INTERESSADOS: O POVO! E deveriam esclarecer também porque nenhum deputado da bancada acreana fez tal proposição!

3. Nilson Mourão e Leonardo de Brito afirmam que duvidam sobre as reais intenções de Flaviano Melo e Petecão pois acreditam que eles escondem, por trás da proposta, a disputa de votos nas eleições do próximo ano.

Política é isso mesmo. É um jogo. Vence quem tem mais poder de convencimento junto à população quando o assunto é decidido no voto popular, ou dos pares no parlamento. Vejam que nosso fuso horário - que afetou a todos - foi mudado de forma arbitrária - mas legal sob o ponto de vista jurídico - pelo PT acreano e com fortes suspeitas de que tudo foi feito para atender a interesses econômicos. O referendo previsto para acontecer antes da mudança foi retirado da pauta.

Nesse caso, o PT, apenas 'jogou' o jogo político no parlamento para mudar o fuso horário. Ponto para o partido. Prejuízo para o povo. Na época, a oposição gritou contra a forma como aconteceu a mudança. Da mesma forma que o PT agora grita contra a possível aprovação do referendo para as próximas eleições. O parlamento vai decidir se o referendo acontece ou não no próximo ano.

4. Nilson Mourão e Leonardo de Brito afirmam que "O Partido dos Trabalhadores tem uma luta histórica em defesa da participação popular. Referendo, plebiscito e outras formas de participação estão previstos na Constituição Federal pelo esforço de parlamentares constituintes do PT e de outros partidos progressistas"

Nisso estou de acordo! O PT, aquele das origens, nascido no movimento sindical e estudantil, 'aquele' PT se pautou sempre pelas decisões na base da consulta via voto. Por mais que fossem incômodas e cansativas, a consulta era indispensável.

Nesse contexto, Nilson Mourão e Leonardo de Brito, agindo contra a prática tradicional do partido que representam, precisam esclarecer a razões que os fazem temer que o referendo sobre o fuso horário aconteça simultaneamente com as próximas eleições.

Esclareçam: afora a questão política alegada, vejo que há uma clara tentativa de ganhar tempo para ver se o povo se acostuma 'na marra' com o novo fuso horário.

Admitam: vocês estão conscientes que no fundo a mudança foi antidemocrática e que a população está insatisfeita. No lugar de articular nos bastidores contra a proposta de Flaviano Melo em favor do referendo nas próximas eleições, vocês deveriam vestir a camisa a favor do mesmo.

Se convençam: é mais coerente, sob o ponto de vista econômico, a realização do referendo simultaneamente com as próximas eleições. Fazer referendo em ano não eleitoral vai representar um gasto extra para montar toda a máquina pública envolvida na realização do pleito (mesários, veículos para transportar eleitores, etc).

Avaliem: se o referendo acontecer em ano não eleitoral o risco de vitória da proposta de Flaviano Melo só aumenta pois quem vocês acham que vai fazer questão de ir votar? Com certeza a maioria dos que estão insatisfeitos. Essa parcela da população é, na situação atual, mais comprometida com a questão. Sem falar que vocês ainda continuam sem argumentos para convencer as pessoas que a mudança mudou para melhor a vida dos acreanos.

Não esqueçam: quem vai pagar a conta dessa extravagância de fazer referendo em ano não eleitoral? Quanto vai custar fazer o referendo de forma isolada? Posso estar exagerando, mas acho que o que vai ser gasto daria para colocar rede de água e esgoto em metade de uma cidade do porte de Jordão. Vocês não concordam com isso?

5. Nilson Mourão e Leonardo de Brito afirmam que a maioria da bancada acreana está propondo um acordo com o deputado Flaviano Melo para a realização do referendo fora de ano eleitoral e ainda não obtiveram resposta.

E Nilson Mourão deixa claro, de forma prepotente, que vai continuar a lutar contra a vontade do povo acreano por um referendo popular sobre o 'nosso fuso horário', afirmando que "...me sinto no dever de seguir usando os recursos legais para impedir que o povo acriano (sic) seja chantageado com fins eleitoreiros, escondidos atrás da proposta de referendo..."

Agindo assim, claramente contra a vontade popular, Nilson Mourão abandona aquilo que tanto prezou durante a sua carreira política: as causas populares. Agindo assim, Nilson Mourão deixa claro para os seus eleitores, nos quais me incluo pois votei nele duas eleições passadas, que está sendo usado como 'bucha de canhão' por setores do PT que têm medo do referendo popular sobre o fuso horário.

Mas o mais triste de tudo é que ele corre o risco de manchar sua carreira política de forma indelével defendendo uma proposta claramente antipopular, antidemocrática e casuística. Para assumir essa postura, Nilson Mourão já deve ter decidido encerrar sua carreira de parlamentar pois o custo político de sua decisão é muito alto.

Ao fazer isso, Nilson Mourão joga uma pá de cal sobra o pouco que sobrou da pureza original que norteou a criação e a maior parte da trajetória do PT acreano.

Uma pena.

Crédito da foto: site do Deputado Nilson Mourão

(*) Engraçado que a 'nota' de esclarecimento do Deputado e do PT tenha sido disponibilizada nos links de notícias das versões online dos diários 'Página 20' e 'A Tribuna'. Será que se o PMDB e Flaviano Melo resolverem fazer o mesmo a nota deles vai virar notícia?

2 Comments:

Anonymous João Carlos said...

Então vamos fazer o referendo ainda esse ano!

13/06/2009, 14:26  
Anonymous Anônimo said...

Vamos votar para a mudança do fuso horario normal!
Amazonas, Acre e Pará juntos!
Diga Sim as mudanças ao normal já!
PeTítas do Amazonas!

Edney da Cunha
PT-Tabatinga

20/10/2010, 12:21  

Postar um comentário

<< Home