Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

27 setembro 2005

BLAIRO MAGGI NO ACRE: O JOGO COMEÇOU!

Rio Branco-Ac, 27 de setembro 2005, 12:21 h

Nestes dias conturbados por polêmicas sobre exploração sustentável da madeira, empates, derrubadas ilegais, fumaça (vindo, parece não se sabe de onde), seca, rio Acre morrendo, enfim, muitos problemas domésticos para serem discutidos e resolvidos, eis que chega ao Acre, com honras de chefe de estado, o Governador do Mato Grosso, Blairo Maggi, o rei da soja e heroi dos americanos!

Heroi porque americano gosta de pessoas que são competentes no que sabem fazer melhor. No caso de Maggi: plantar soja. Ele planta tanta que até um hidrovia (Madeira: Porto Velho-Itacoatiara) ele construi com recursos próprios. É uma ironia porque a soja brasileira é a principal concorrente da soja americana no mercado internacional.

Qual o significado desta visita tão ilustre? Política? Alguem ai acha que ele tem cacife a nível nacional? Puxa voto? A imagem dele está associada a que?

Andei lendo e apareceu na imprensa nacional e internacional que o Estado que ele governa foi responsável por 50% do desmatamento ocorrido no Brasil neste ano de 2005. As instituições ambientais (estaduais e federais) do Mato Grosso foram alvo de "devassas" pela Polícia Federal. Secretários de Estado, Gerentes e outras autoridades "ambientais" foram para a cadeia...De herói, agora ele é vilão para parte da imprensa americana. (...isso trás recordações do Acre de alguns anos atrás em alguns de vocês?)

Para encurtar o argumento: estou vendo que a eleição do ano que vem vai ser Floresta em pé x Floresta derrubada. O que é melhor para o Acre? É isso que a oposição ao atual governo está deixando claro para a população.

Mas vejam que momento eles escolheram para lançar a bandeira deles? Seca, fumaça, queimadas, doenças respiratórias, frio fora de época, enfim, tudo de ruim que derrubadas, queimadas e destruição da natureza podem produzir aconteceu imediamente antes da chegada do poderoso Maggi.

Ele, Maggi, não está nem ai para as picuinhas políticas (e ambientais) locais: vir ao Acre nada mais é do que ter a oportunidade de ver e interagir in loco com os potenciais usuários de sua hidrovia (na verdade as barcaças da companhia dele).

Destesto política, mas sou inteligente o bastante para ver que na política tudo depende de uma boa estratégia, inclusive de marketing! Parece que a Floresta em pé vai, mais uma vez, ganhar de goleada. Bem feito!

By Evandro Ferreira (evandroferreira@hotmail.com)

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

tomara que isso tudo vire um gigantesca lata de óleo de soja.Tô nem aí, o povo que se lasque, afinal,o povo só se mexe mesmo é pra dar boas trepadas!

27/09/2005, 13:30  

Postar um comentário

<< Home