Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

23 setembro 2005

EM NOME DA DIVERSIDADE DE OPINIÕES.


Embora este blog não pretenda enveredar pelo ramo da política, vou abrir espaço para algo importante que tem a ver com nosso meio ambiente.

Me foi solicitado pelos organizadores do empate acima divulgar o mesmo. Faço com prazer pois, afinal, de uma forma ou de outra todos queremos o melhor para o "ambiente acreano".

O manifesto do referido empate, entretanto, tem alvo certo: o governo do Estado e a área experimental representada pela Floresta Estadual do Antimary.

Como se pode ver no manifesto, existem muitos questionamentos pertinentes e outros nem tanto. Cada uma faça o seu próprio juízo. As opiniões divergentes sempre contribuem para o enriquecimento das idéias e invariavelmente abrem mentes e corações para fatos e detalhes que passam despercebidos.

Como pesquisador, vejo não apenas a área do Antimary, mas também o São Luis do Remanso e o Porto Dias, como projetos pilotos que efetivamente estão/irão contribuir para o futuro da exploração florestal sustentada no Acre.

Acho importante alertar aos "empateiros" que uma radicalização que resulte na paralização dessas experiências agora, antes de sua finalização, trará mais prejuízos do que benefícios para aqueles que querem formar uma opinião embasada em fatos e dados científicos sobre a validade do modelo atual de exploração sustentada.

Portanto "empateiros": critiquem e protestem, mas deixem democraticamente a experiência do Antimary finalizar pois sem os resultados dela, ninguem vai poder ter argumentos sólidos para contestar ou celebrar o sucesso ou fracasso do modelo de exploração. Nem o pessoal de lá, nem vocês!

By Evandro Ferreira (evandroferreira@hotmail.com)

*como não encontrei o Manifesto em outro site, postei o mesmo em um blog temporário que criei exclusivamente com este fim (http://biodiversidadeacreana.blogspot.com/)