Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

16 setembro 2006

SALVAÇÃO DO RIO ACRE

AQUABIO: UMA OPORTUNIDADE PERDIDA

Ontem (15/09), o governo brasileiro e o Banco Mundial (Bird) assinaram um acordo que prevê a doação de cerca de R$ 42,5 milhões para o projeto Manejo Integrado da Biodiversidade Aquática e dos Recursos Hídricos na Amazônia (AquaBio).

O montante será investido na conservação das bacias dos rios Negro, no Amazonas, Tocantins, no Pará, e Xingu, no Mato Grosso. Parte da verba deverá ser destinada às comunidades ribeirinhas, de modo a garantir melhor qualidade de vida, por meio do uso sustentável dos recursos naturais. Também deverão ser beneficiados os projetos de pesquisas desenvolvidos na região de abrangência do programa.

O AquaBio é executado pelo Ministério do Meio Ambiente, com participação do Fundo Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e deverá ser acompanhado pela Comissão Nacional de Biodiversidade, que vai acompanhar a execução do AquaBio, é formada por representantes de vários ministérios, organizações da sociedade civil, organizações não governamentais e associações ligadas à preservação dos recursos naturais.

Uma pena que a nossa ministra Marina e toda a bancada federal acreana não atentaram para a oportunidade, mais que justificada, de incluir em um programa tão amplo como esse o nosso rio Acre. Ele talvez seja, entre todos os rios beneficiados pelo projeto, o que está efetivamente morrendo. Não dá nem para comparar a situação, por exemplo, do rio Negro e do rio Acre. O primeiro é uma área com baixíssimo índice de alteração ambiental, baixa densidade demográfica e, pelo que sabemos, sem ameaças de destruição ou degradação visíveis no curto e médio prazo. O segundo, deverá estar em situação crítica em cerca de 25 anos, ameaçando o abastecimento de cerca de 60% da população do Acre.

Fonte: Agência Brasil

Tópicos relacionados. Rio Acre: fim previsto para 2025

Imagem: Equipe do Herbário da UFAC e do INPA-AC no alto Rio Acre (setembro 20005). Neste período é possível cruzar o rio a pé, sem molhar o joelho. Em 25 anos o rio deverá secar neste ponto durante o período de verão (maio-setembro), visto que a previsão é de que em Rio Branco a menor cota do rio Acre deverá ser de 50 cm (Foto: E. Ferreira@2006).