Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

16 setembro 2006

CHUVAS X FOCO DE CALOR

UMA RÁPIDA COMPARAÇÃO DOS CASOS DO ACRE E RONDÔNIA

Vejam na imagem ao lado (Modis, 13/09) que no vizinho estado de Rondônia a quantidade de focos de calor ainda é elevada. E provavelmente lá tem chovido tanto quanto no Acre. A outra imagem, captada no mesmo dia, mostra o Acre e, parte de Rondônia (na direita).

Dá para observar que a quantidade de focos de calor no Acre é muito inferior. Segundo o CTPEC/INPE Foram 8 focos no Acre (80% cobertura de nuvens) e 652 em Rondônia (20% cobertura de nuvens).

A comparação destas duas imagens mostra uma situação em que existe um controle rigoroso sobre queimadas (Acre) e outra em que todos podem queimar quando, onde e como querem (Rondônia). É o que costumamos dizer (quando avaliamos cenários futuros de situações como desmatamento e abertura de estradas): um cenário com governaça e outro sem.

Não dá para dizer que um aumento significativo nos focos de calor não acontecerá este ano no Acre. Temos que lembrar que as autorizações para queimadas controladas no Estado só deverão valer para o mês de outubro, depois da eleição. Mas minha opinião é de que isso não vai acontecer graças às chuvas que estão caindo com regularidade este ano. A matéria vegetal vai estar muito humidificada para que a fogo cause os mesmos efeitos de uma queimada realizada, por exemplo, no início do mês de setembro. Queimadas em larga escala em outubro é algo inédito no Acre. De qualquer forma vamos esperar para ver.