Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

19 setembro 2007

AQUECIMENTO GLOBAL ESTÁ TORNANDO AS REGIÕES TROPICAIS MAIS CHUVOSAS

Agência FAPESP - Após a análise de dados acumulados entre 1979 e 2005, cientistas da NASA observaram que está chovendo cada vez mais nas regiões tropicais do planeta. Eles verificaram que a maior precipitação nos trópicos ocorreram depois de 2001. O ano mais chuvoso nas regiões foi 2005, seguido por 2004, 1998, 2003 e 2002. Uma avaliação inicial com dados de 2006 apontou outro recorde de chuva, com índices pelo menos semelhantes aos de 2005

“Ao observarmos todo o planeta por quase três décadas, vimos que o total de chuva mudou muito pouco. Mas, nos trópicos, onde estão quase dois terços da precipitação, houve um aumento de 5% no período estudado”, disse Guojun Gu, do Centro Goddard de Vôo Espacial, principal autor da pesquisa. O aumento de chuva foi maior nos oceanos.

Segundo os pesquisadores, o aumento nas temperaturas atmosférica e superficial da Terra pode estar acelerando a reciclagem de água entre a terra, os mares e o ar. Temperaturas mais elevadas aumentam as evaporações oceânicas e terrestre e fazem com que o ar tenha mais umidade. A conseqüência é a formação de nuvens que produzem chuva.

“O aquecimento do clima é a causa mais plausível para a tendência que observamos no índice pluviométrico tropical”, disse Robert Adler, outro autor do estudo publicado na edição de agosto do Journal of Climate, da Sociedade Meteorológica Norte-Americana.

Guojun Gu e Robert Adler fazem parte da Missão de Monitoramento da Chuva nos Trópicos (TRMM, na sigla em inglês). A Nasa pretende expandir a missão com o lançamento de uma rede, em 2013, que permitirá, a partir de satélites em diferentes órbitas, obter dados mais precisos dos índices de chuva e de neve por todo o mundo.

Crédito da imagem: Nasa

O artigo Tropical rainfall variability on interannual-to-interdecadal and longer time scales derived from the GPCP monthly product, de Guojun Gu e outros, pode ser lido por assinantes do Journal of Climate em http://ams.allenpress.com/perlserv/?request=get-document&doi=10.1175%2FJCLI4227.1.

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Não ia virar deserto?

19/09/2007, 14:28  
Blogger Evandro Ferreira said...

Nobre anônimo,
Sugiro a leitura do artigo clicando no link abaixo. Isso vai ajudar a entender que, literalmente, "muita água ainda vai rolar" por este mundo. Aliás, rolar, a água vai se mudar. Vamos ter chuvas mais abundantes em alguns lugares, com inundações nunca vistas, e secas prolongadas, também nunca vistas em outros lugares. Se você sobreviver, verá.
Evandro

19/09/2007, 21:48  
Blogger Evandro Ferreira said...

Oppss, aqui está o link:

http://ambienteacreano.blogspot.com/2005/10/brasileiros-destruindo-amaznia.html#links

19/09/2007, 21:49  
Blogger Ferraz said...

O que está acontecendo teve uma prova no domingo em Rio Branco... passou setembro quase todo sem chover em Rio Branco, ai quando choveu, caiu tudo num dia só... foi chuva o equivalente a metade da media prevista pra todo mês...ou seja, periodo de seca cada vez maior, e periodo chuvoso cada vez menor, mas com a mesma quantidade de chuva...

19/09/2007, 23:39  

Postar um comentário

<< Home