Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

23 junho 2008

NOVO FUSO HORÁRIO: HORA MAIS CERTA?

Dizem que ele vai corrigir um "erro histórico" e que agora teremos a "hora mais certa". No lugar de sol e luz natural às 6 da manhã, teremos a escuridão. Será esta a hora mais certa?













É isso que argumentam os defensores da mudança: é preciso mudar o fuso horário para corrigir um erro histórico! Para termos a hora mais certa!

Segundo eles, no lugar de acordarmos com a luz do sol iluminando nossas janelas, seguindo o curso natural do despertar da natureza na região tropical onde o Acre está inserido, temos que acordar admirando as estrelas, como se a variação de dia e noite no Acre fosse tão significativa como nas regiões de alta latitude do sul e sudeste do país.

Veja leitor e julgue as imagens acima. A da esquerda mostra a claridade firme as 6 horas da manhã no nosso velho fuso horário. A da direita mostra a escuridão que teremos que passar a conviver no mesmo horário quando o fuso mudar amanhã.

Seria essa escuridão matinal a tão propalada 'hora mais certa' que está acintosamente ilustrada com uma caricatura de sol nos outdoors da campanha publicitária da mudança do fuso horário espalhados pela cidade?