Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

29 março 2009

TIÃO, FLAVIANO, FUSO HORÁRIO E A ELEIÇÃO PARA GOVERNADOR EM 2010

Evandro Ferreira
Blog Ambiente Acreano

A mudança do fuso horário acreano patrocinada pelo Senador Tião Viana (PT), candidato certo da Frente Popular ao cargo de governador do Estado em 2010, é um tema que não vai lhe deixar em paz e poderá representar um desafio eleitoral significativo caso sua candidatura seja confirmada.

Conforme a entrevista do Deputado Federal Flaviano Melo (PMDB) ao jornalista Altino Machado, tudo indica que o referendo sobre o fuso horário vai mesmo acontecer simultaneamente com o pleito de 2010. Flaviano está confiante que o PMDB nacional dará todo o apoio na Câmara e no Senado para que o mesmo seja aprovado a tempo. Tião e o PT não parecem, no momento, fortes e influentes o suficiente para bloquear legislativamente o projeto do pemedebista acreano.

Caso o referendo venha a acontecer simultaneamente com a eleição de 2010, os eleitores acreanos julgarão Tião Viana duplamente e, em muitos casos, de forma contraditória. Por um lado terão de dizer se ele é a melhor opção para assumir o comando do governo local. De outro, terão de dizer se concordam ou não com o novo fuso horário imposto pelo Senador.

Como o tema não é 'favas contadas' e 'caso encerrado' para o Senador, causando sempre um debate acirrado quando é posto em discussão, existe um risco real da eleição de Tião ser comprometida pela dubiedade que representa o votar 'sim' para ele governar o Estado, e 'não' para que voltemos ao velho fuso horário.

Não sabemos qual percentual de eleitores votarão 'com raiva' a favor do retorno do fuso horário anterior, mas entre esses, mesmo que sejam eleitores da Frente Popular, poderá ser grande o número dos que se recusarão a escolher Tião para Governador. E isso faz sentido?

Claro que faz! Se ele foi até o fim com a mudança do fuso horário, dando ouvidos basicamente à sua assessoria e alguns políticos do seu círculo de apoio e deixando de lado o principal interessado - a população, o que pensar dele como governador?

Afirmamos isso com base nas recorrentes manifestações públicas de desgosto com a medida. Vejam que várias figuras históricas da Frente Popular e do PT já deixaram claro que a mudança não foi democrática e que causou transtornos desnecessários para a população.

Quero ver como a equipe de marketing contratada para fazer a sua campanha vai tratar o tema. Imagino chavões do tipo:

- Vote em Tião, e fique livre para decidir sobre o fuso horário!

- 100% Tião. O Acre em um novo tempo (digo horário)!


Vai ser complicado contemplar os dois temas contraditórios no 'mote' de sua campanha publicitária. E não vai dar para simplesmente ignorar o referendo caso ele aconteça simultaneamente com as eleições.

Se a oposição souber capitalizar o tema, vai colher muitos dividendos e colocar o Senador na defensiva explorando a dubiedade que é dizer sim e não simultaneamente para uma mesma pessoa. No campo político, os acreanos já deixaram claro que tudo se resolve na base do 'ou é oito ou oitenta'.

Se o comando da campanha de Tião tentar 'despolitizar' ou 'despartidarizar' o tema, corre o risco de soltar as rédeas da imprensa local, que já deu mostras, especialmente o jornal mais influente do Estado, A Gazeta, de que não concorda com o novo fuso horário. Isso sem citar um grande número de jornalistas que já deixaram, publicamente ou em off, sua desaprovação. Amordaçada, a imprensa é um cordeiro. Solta é um leão. O quarto poder.

Não sei não, mas acho que mesmo tendo apoiado publicamente a realização do referendo, Tião Viana não parece muito entusiasmado com o mesmo. Ele ainda não se pronunciou publicamente se apóia a iniciativa de Flaviano Melo. Para manter a palavra e mostrar que honra compromisso, acho que deveria fazer isso logo.

Posso estar cometendo injustiça, mas a lógica do jogo político diz que parte do grupo que apóia Tião Viana para governar o Acre a partir de 2011 deve estar articulando para que o projeto de referendo não aconteça simultaneamente com a eleição para governador. Vamos esperar para ver o desenrolar do tema, e, mais importante, a tramitação do projeto que vai permitir o referendo.

Se depender do Blog Ambiente Acreano, Flaviano Melo terá todo o espaço que necessitar para que os acreanos decidam de forma democrática se querem ou não o novo fuso horário.

De minha parte, já tomei a decisão e sempre que posso, falo alto e claro:

- Abaixo o novo fuso horário! Pela volta do 'velho' horário acreano. O velho, o autêntico, o original, o mais ajustado com a tradição e a natureza acreana!