Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

11 agosto 2009

MARINA CANDIDATA A PRESIDENTE

Planalto já calcula prejuízos para Dilma com Marina na disputa eleitoral

O Globo 10/08/2009
Gerson Camarotti & Dimmi Amora

BRASÍLIA - O Planalto já considera irreversível a filiação da senadora Marina Silva (PT-AC) ao PV e avalia que sua provável candidatura à Presidência em 2010 deve causar prejuízos à campanha da chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. A certeza de que Marina já está fora do PT foi confirmada nesta segunda-feira nos bastidores, quando ela indicou a petistas que a mudança deve acontecer rapidamente. Um grupo ainda fará um último gesto nesta terça, em encontro com Marina. (Leia mais: Aécio: Marina pode se integrar ao projeto tucano em 2010)

Seu potencial eleitoral assusta o governo, mas ainda é uma incógnita para especialistas em pesquisas, que se dividem na avaliação do quadro de 2010. O PV convidou Marina para se filiar depois de pesquisa telefônica feita pelo Ipesp, instituto de pesquisa do cientista político Antonio Lavareda, em que ela chegou a ultrapassar Dilma em alguns cenários, com 10% e até 20% das intenções de voto.

- Ela já saiu do governo há algum tempo e tem uma atuação discreta no Senado. Ela teria que ter visibilidade de mídia televisiva muito forte para sua candidatura fazer sentido nas pesquisas - disse João Francisco Meira, do Instituto Vox Populi.

- Hoje, não há espaço para terceira via. Além disso, Marina Silva não é uma política muito conhecida - afirmou Ricardo Guedes, do Instituto Sensus.

Já para o cientista político David Fleischer, da UnB, Marina tem potencial para começar acima dos 10%. Mas considera que ela só crescerá se não restringir o discurso à pauta ambiental: (Leia comentário no Blog do Noblat: Ninguém pode garantir desde já que a candidatura de Marina será um sucesso)

- Sua candidatura tem forte apelo no eleitorado preocupado com o meio ambiente. Ela partiria de um patamar de 10% a 15% dos votos. Marina saiu do governo muito descontente. Esse sentimento aumentou por causa da posição do partido em relação a Sarney. É uma política radical.

"Aos 51 anos, não me mobilizo por projeto de poder. Até os 30 anos, somos influenciados pelas nossas utopias. Depois dos 50, temos que colocá-las em prática"

Nesta segunda, Marina aproveitou a ida a Salvador, onde recebeu o título de doutora honoris causa da Universidade Federal da Bahia (UFBA), para conversar com o governador petista Jaques Wagner, quando indicou a disposição de sair do PT.

Em entrevista ao jornal "Valor Econômico", nesta segunda, o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) disse que uma candidatura de Marina "implode a candidatura de Dilma". Marina evitou comentar:

- A candidatura não está posta. Mas claro que acredito na força do conteúdo programático dessa discussão do desenvolvimento sustentável. Aos 51 anos, não me mobilizo por projeto de poder. O que me mobiliza é a discussão programática. Agora, não se trata de satanizar o partido que não fez esse debate, mas de valorizar o partido que coloca esse tema em pauta. Até os 30 anos, somos influenciados pelas nossas utopias. Depois dos 50, temos que colocá-las em prática.