Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

15 agosto 2009

MARINA CANDIDATA A PRESIDENTE

Lula afirma que não pedirá a Marina para ficar no PT

Blog do Josias

Lula disse nesta sexta à cúpula do PT do Acre que não pretende apelar à senadora Marina Silva que permaneça no partido.

O presidente afirmou que uma eventual conversa com Marina não o deixaria “nem um pouco à vontade”.

Prefere deixar que sua ex-ministra do Meio Ambiente tome a decisão que “julgar mais adequada”.

A posição de Lula foi expressa num encontro ocorrido nesta sexta (14). Foram ao presidente três expoentes do PT do Acre:

O senador Tião Viana; o irmão dele, ex-governador Jorge Viana; e o atual governador acreano, Binho Marques.

Os três informaram a Lula que Marina está decidida a trocar o PT pelo PV, legenda que a convidou para ser candidata à presidência da República.

Relataram ao presidente as conversas que haviam mantido com Marina, em Rio Branco, no final de semana passado. Conversas emocionais e demoradas.

Não lograram convencer a senadora a permanecer no PT. Lula lamentou. Mas não se dispôs a intervir.

Na noite da última quarta (12), em reunião-jantar com as direções do PSB e do PT, o presidente já se havia manifestado sobre Marina.

Dissera que, tendo se candidatado à presidências “tantas vezes”, não se sentia no “direito de pedir a ninguém que não fosse candidato”.

A eventual candidatura presidencial de Marina conspurca a estratégia que Lula traçara para a disputa de 2010. O presidente idealizara uma eleição “plebiscitária”.

De um lado, a continuidade do projeto do governo dele, personificado em Dilma Rousseff. Do outro, a “volta ao passado”, encarnado pelo tucano José Serra.

No Planalto, imagina-se que Marina vá “roubar” votos de Dilma. De resto, o PSB informou a Lula que prefere manter a candidatura presidencial de Ciro Gomes.

Foto: Alan Marques/Folha