Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

06 outubro 2009

INICIATIVA MAP PARTICIPARÁ DA COP 15 EM COPENHAGUE

Iniciativa MAP levará mensagem à COP 15

Flávia Gabriela Oyo França, de Puerto Maldonado
Do site do IPAM

Dois representantes da região da tríplice fronteira Bolívia, Brasil e Peru irão a Copenhague, em dezembro, para apresentar na COP 15 suas preocupações e sugestões, principalmente sobre questões relacionadas a mecanismos de REDD. A decisão foi tomada durante o VIII Fórum MAP - iniciativa formada por populações da região que inclui o Departamento Madre de Dios (Peru), o Estado do Acre (Brasil) e o Departamento do Pando (Bolívia) -, realizado entre os dias 24 e 26 de setembro na cidade de Puerto Maldonado, Peru.

Povos indígenas, extrativistas, ribeirinhos, pequenos agricultores, representantes de governos, universidades, institutos de pesquisas, ONGs e sociedade civil organizada estiveram reunidos durante três dias discutindo sobre conservação ambiental, desenvolvimentos econômico, equidade social e políticas públicas diante os maiores desafios da região MAP no futuro próximo, que são as mudanças climáticas e os megainvestimentos em infraestrutura quase simultâneos: estradas, hidrelétricas e agricultura mecanizada.

Mensagem à COP 15

Durante o primeiro dia de Fórum, o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), junto com os governos de Madre de Dios e Acre, organizou uma reunião de trabalho sobre REDD e negociações de clima, com o objetivo de iniciar uma discussão sobre a possibilidade de apresentar um documento – mensagem da Região MAP - durante a COP 15.

Outro objetivo da reunião foi somar esforços com instituições que, como o IPAM, terão eventos paralelos (side events) durante a negociação de clima em Copenhague e aproveitar para enviar uma mensagem construída em conjunto da região MAP, relacionada ao novo acordo do clima e REDD. Ficou definido pelo grupo de desenvolvimento econômico que, no início de novembro, será organizada uma nova reunião de três dias para desenvolver e discutir melhor as posições que serão levadas à COP 15.

O IPAM vem trabalhando na região MAP desde 1999, realizando diferentes pesquisas e socializando informações em diferentes setores sobre impactos de da pavimentação de estradas, cenários, mudanças climáticas entre outros temas.