Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

12 fevereiro 2010

MUDAS DA PALMEIRA JUSSARA: O PARENTE DO AÇAI NATIVO DA MATA ATLÂNTICA

PALMEIRA JUÇARA: O SABORA DA MATA ATLÂNTICA

Ariane Araújo, Bióloga e Mestre em Ciência Floresta
Estrela do Sertão Agroindustrial LTDA

Nas matas mineiras existe uma Palmeira que simboliza a plenitude de nossa natureza.

Palmito Juçara (Euterpe edulis), é o nome desta Palmeira, que vegeta nas áreas úmidas, margens de rios e várzeas. Por necessitar de sombreamento nos primeiros anos de vida, somente ocorre naturalmente em condições em que as florestas estejam preservadas e com sua biodiversidade em pleno potencial.

Dela aproveita-se tudo; desde os troncos e folhas para construções, até o saboroso palmito, alvo de extrativismo predatório que praticamente a dizimou de nosso território. Os frutos alimentam a fauna da floresta; Jacús, Tucanos, Cotias e Pacas.

Deles extraímos sua polpa, saborosa e nutritiva, com composição superior à de sua “prima” da Amazônia, a Palmeira Açaí, Euterpe oleracea. A extração da polpa se tornou uma alternativa bem rentável na utilização de áreas anteriormente destinadas somente a preservação, como a Reserva Legal e Áreas de Preservação Permanente (Margens de rios e nascentes), pois essas permitem fazer manejo. Também pode ser utilizada como consorcio e alternativa a outras culturas, como bananal.

Como conseqüência da destruição das florestas, a Juçara encontra-se ameaçada de extinção. Por não ter reconhecido o valor de seus frutos, seu aproveitamento esteve sempre voltado para o extrativismo do palmito, o que determina o corte da palmeira, e sua conseqüente morte, pois não possui capacidade de rebrota.

Entretanto, recentemente, com a valorização do aproveitamento da polpa do Açaí, abre-se uma possibilidade de recomposição das formações de Juçara, objetivando-se a produção de polpa. Esta atividade permite a preservação e incremento das populações nativas de Juçara, pois para a produção da polpa as palmeiras não são derrubadas, permanecendo intactas, fornecendo anualmente os frutos para colheita.

Estrela do Sertão Agroindustrial Ltda é uma empresa sediada em Itabira, MG, no coração de uma região outrora ocupada por vastas extensões de Mata Atlântica, no Vale do Rio Doce. Está legalmente registrada no Ministério da Agricultura e; desde 1995 dedica-se à produção de polpas congeladas e sucos concentrados de frutas.

Por atuar também na agricultura, desde sua fundação dedica-se à produção de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. Através de parcerias com produtores rurais, prefeituras e empresas, participa de diversos projetos de produção de mudas e plantio de frutas nativas, entre as quais destaca-se a Palmeira Juçara.

Colocamos mudas de Juçara à disposição dos projetos agroflorestais, baseado nas seguintes condições:
Sugestão de base de troca

Leite: 2L por muda
Juçara: 2L por muda
Goiaba: 5kg de fruta por muda
Manga ubá: 4kg de fruta por muda
Maracujá: 3kg de fruta por muda
Banana nanica: 4kg de fruta por muda
Jabuticaba: 5 litros de frutas por muda
Café: a combinar
Outras frutas, inclusive nativas: a combinar

Frete e impostos já inclusos, mudas e frutas colocadas em local a combinar (quantidade de mudas já disponíveis para utilização em Marliéria, Fazenda do Marcos Cicero).

Disponibilidade imediata, mas podemos aguardar alguns dias para o preparo da área, desde que se faça uma reserva.
O repasse dos frutos de preferência deverá ser parcelado em cargas mensais, ao longo de um período combinado.
Sugiro que as mudas sejam fornecidas imediatamente, para que possam ser plantadas aproveitando ao máximo o período das chuvas.

Colocamo-nos ao inteiro dispor para outros esclarecimentos, inclusive para prestar apoio técnico ao processo de plantio e condução da lavoura, seja em consórcio ou nas áreas de vegetação nativa.

ESTRELA do SERTÃO AGROINDUSTRIAL Ltda
Ariane Araújo – Bióloga CRBio: 70477∕04-D
Mestre em Ciência Florestal pela UFV
Cel.: (31) 9864-4894
estrela.sertao@hotmail.com