Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

20 abril 2008

'DUDA', NO ACRE SÃO 4:48H DA MANHÃ!

Evandro Ferreira
Blog Ambiente Acreano
Atualizado às 10:48h

"Toinho, se voce diz que o sol nasce as 6 e a lua se poe as 18, mas na verdade, no Acre, o sol nasce as 4:48, quem eh mesmo que deve se orientar pelo sol e pela lua?"

"Por que sera que a linha do meridiano deu a volta no Acre e deixou que Manaus, Peru e Bolivia tenha uma hora a mais que o Acre? Tem algo estranho para vc... ou nao?"

Assinado: Duda

O texto acima é um comentário deixado por um leitor do Blog Espírito da Coisa, que questionou a posição de Toinho Alves no artigo 'Nem Falar', onde ele expressa seu extremo desgosto pela mudança, por decreto, do 'nosso' fuso horário para atender interesses econômicos e sem a observância às leis da natureza.

Posso estar enganado, mas creio que o 'Duda' é o chefe de gabinete do Senador Tião Viana e, provavelmente, mora em Brasília, onde a decisão da mudança do 'nosso' fuso horário foi tomada. Como sabemos, Brasília está, geograficamente, duas horas à frente do Acre. Talvez lá o sol apareça por volta das 5 horas. No Acre não.

Toinho poderia ter respondido a afirmação do Duda de que o sol nasce no Acre as 4:48 com uma foto. Como ele não fez, tomei a liberdade e fiz a foto exatamente as 4:48. E como vocês podem ver, aquele ditado que diz que 'uma foto vale por mil palavras' ainda vale (embora alguns, quem sabe, não estejam pensando em mudá-lo por decreto?).

A foto foi tomada com uma câmara Olympus FE-190, de 6 megapixel, no modo 'auto'. É bom esclarecer que a escuridão exagerada é resultado da pouca sensibilidade do equipamento fotográfico, que mesmo assim captou a tênue luz da iluminação pública ao fundo. Mas o importante é que não é possível ver sinal algum de sol no céu de nossa cidade.

Recomendo aos leitores clicar na foto para ampliá-la e ter uma melhor idéia do que é Rio Branco as 4:48h da manhã. Imaginem como deve ser em Cruzeiro do Sul, que fica localizada a 'mais de meio fuso' a oeste de nossa capital. Clique aqui para tirar suas conclusões olhando o mapa de fuso horário publicado pelo defensor da mudança, Deputado Moisés Diniz.

Como se poderá ver na foto deste 'post' em sua resolução original, 4:48 da manhã em Rio Branco ainda é noite e a única luz que guia os corajosos que se aventuram pela madruga é a que vem das lâmpadas da iluminação pública. Em poucos dias este vai ser o panorama não das 4:48, mas das 5:48 da manhã.

Fico preocupado com aqueles que hoje são obrigados a 'madrugar' para chegar no trabalho 6-7 da manhã. Isso é especialmente verdade no caso das domésticas, ambulantes e vendedores do comércio, que geralmente vivem em bairros periféricos reconhecidamente perigosos quando anoitece. A mudança do fuso obrigará muitos destes trabalhadores a enfrentar a escuridão no caminho para o trabalho. E isso vai resultar, sem a menor dúvida, em aumento na criminalidade, especialmente roubos e, quem sabe, crimes de ordem sexual.

Não precisamos dizer que também é grande a possibilidade de aumento no valor da conta de luz desses trabalhadores. Os afortunados, incluindo os políticos e empresários que apoiam a mudança do fuso horário, não correrão esse risco pois vão continuar, como sempre, a levantar um pouco mais tarde pois não caminham, usam bicicleta ou transporte público para chegar ao local de trabalho.

Penso que, ao contrário do que estão propagandeando os apologistas da mudança do 'nosso' fuso horário, vai ser preciso bem mais que simplesmente acordar mais cedo e se acostumar com a mudança.

4 Comments:

Blogger Unknown said...

O Duda, caro Duda, refez os argumentos de que deviámos aceitar o horário bolivianos ou sei lá de onde. O argumento dele seria válido se a Bolívia tivesse adota um horário compatível com o momento do nascimento do sol. É disso que se fala quando falamos de fuso horário, Foi a esse ciclo - dia noite - ao qual os seres vivos se adaptaram ao longo do processo da evolução.

A Bolivia tem horário único e adiantado relativamente a Brasiléia. Mas, isso não significa que tenhma os hermanos adotado o melhor horário, relativamente ao ciclo natural.

Mas, quando ele - o nosso amigo Duda - fala do horário de Manaus, simplesmente, esqueceu de olhar para os mapas. Tivesse olhado veria que Manaus está a leste de Rio Branco. Ali, então, pode prevalecer um horário Brasília menos uma hora. Aliás, tivesse acompanhado os textos publicados pelo Evandro, teria lido um texto do Deputado Diniz que usa um mapa com os fusos horários.

Duda, Duda!

20/04/2008, 09:12  
Blogger Duda Marques said...

Prezado Evandro,
entrarei no debate, com voce, e meus amigos Mario Lima e Toinho Alves. Na terca-feira envio o meu artigo.
Saudacoes,
Duda Marques

21/04/2008, 16:03  
Blogger Duda Marques said...

Evandro,
so um reparo, antes do artigo: moro em Brasilia, sim, mais ha 45 anos sou acreano. Vou a minha terra umas 6 vezes por ano, no minimo. Conheco-a bem, de lestea oeste e o comentario foi em um tompejorativo. Mario Lima mora em Sao Paulo, mas o conheco ha anos e anos e sei que conhece muito bem o Acre. O debate nao eh por ai. Vamos em frente.
Saudacoes,
Duda Marques

21/04/2008, 16:13  
Blogger Evandro Ferreira said...

Prezado Duda,
O espaço está aberto.
Evandro

21/04/2008, 19:37  

Postar um comentário

<< Home