Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

28 setembro 2005

QUEM VAI PAGAR A CONTA DAS QUEIMADAS?

Rio Branco-Ac, 28 de setembro de 2005. 19:00 h


Na quinta-feira passada (22/9) publiquei aqui o post O FOGO, PREJUÍZOS E OS ESPERTOS, no qual discorri sobre o cenário pós-fogo. Nesta segunda-feira (26/9), voltei ao assunto, abordando de forma mais direta sobre quem pagará a conta pelos prejuízos decorrentes do fogo que tomou conta do nosso campo e floresta (DOMINGO O ACRE "EXPORTOU" FUMAÇA PARA A BOLÍVIA: Quem vai compensar os Bolívianos?).

Abaixo reproduzo duas notas do "Nótícias da Hora" de hoje (28/9) que só confirmam o que eu já havia desconfiado: os incendiários vão terminar sendo compensados pelo fogo deste ano!! Em ambas as notas tomei a liberdade de grifar em vermelho as frases mais importantes.

Agora que a parte pior do desastre passou e os movimentos pró-compensação começam a se revelar (aproveitando o momento de comoção social, o interesse da mídia e do público...), gostaria de reiterar que continuo firme em minha posição: me recuso a colaborar com essa "ajuda" aos que direta e indiretamente colaboraram para o fogo que tomou conta do interior do nosso Estado.

Sugiro que o Governo Federal, Estadual, Basa e Banco do Brasil (os alvos prediletos do movimento) se adiantem e mandem a conta para os destruidores e incendiários contumazes que existem no Acre, incluindo o vice-prefeito de Xapuri, preso tocando fogo em sua colônia. O IBAMA e IMAC possuem um cadastro recheado com nomes e endereços daqueles que foram multados por derrubadas e queimadas ilegais. Vai ser fácil mandar as cobranças!

Embora eu não tenha muita esperança de que esse "rolo compressor" em pról de compensações amplas e irrestritas (ou "trenzinho do fogo") consiga ser bloqueado, pelo menos me resta uma esperança: o Ministério Público, através do setor que cuida do meio ambiente, vai, sem a menor dúvida, abrir vários processos de reparção de danos ambientais (com pesadas multas) contra aqueles que incendiaram o campo.

Uma última advertência: na hitpóse do trenzinho do fogo realmente "decolar", a tripulação do mesmo deve ser instruída que não poderão embarcar no mesmo, nem como surfistas de teto, aqueles com nome sujo no IBAMA/IMAC por ilícitos deste e de anos anteriores.

- Edgar de Deus e Anselmo Forneck: por favor, comecem a preparar a lista agora para que a mesma fique pronta antes da partida do trem!

..........................................................................

Fonte: Notícias da Hora (www.noticiasdahora.com)

Governador reconhece situação de emergência decretada pelo prefeito de Acrelândia
Publicado em Set 28, 2005
Elias SilveiraFoto: Auricélio Carvalho
RIO BRANCO, AC – O governador Jorge Viana assinou nesta terça-feira (27) decreto homologando a situação de emergência nas áreas do município de Acrelândia afetadas pela ocorrência de incêndios florestais. O prefeito Tião Bocalon havia tomado a medida no dia 12 de setembro.
No decreto, o governador reconhece “a ocorrência de incêndios de magnitudes consideradas vultosas em Acrelândia”. As áreas mais atingidas, são o decreto, estão localizadas no Ramal Bigode, Granada, BR 264, Macário, Projeto Orion, Bengala, Novo Encanto, Travessão, Cumaru, Redenção, Pelé, Escondido, Porto Luiz, São João do Balanceio, Santo Antônio do Peixoto, Mococa, eletrônica e Progresso.
O presidente da Comissão Estadual de Defesa Civil, coronel Francisco Jardim, destaca que “com a homologação da situação de emergência, a prefeitura de Acrelândia vai poder elaborar projetos para buscar recursos junto ao Ministério da Integração Nacional para reparar os danos na agricultura, bacia leiteira e outras atividades”.
A grande preocupação a partir da decretação da situação de emergência, é a prevenção de futuras queimadas que, pela ausência de chuvas e a seca intensa, poderão se transformar em grandes incêndios florestais de difícil combate.
“A própria prefeitura pode trabalhar em cima de projetos e buscar recursos para essa prevenção. Só depende da visão do prefeito”, disse Jardim.
..........................................................................
Fonte: Notícias da Hora (
www.noticiasdahora.com)

Mais de 40% dos produtores rurais não pagarão os bancos por causa das queimadas
Publicado em Set 28, 2005
Edmilson Ferreira
RIO BRANCO, AC - Pelo menos 40% dos produtores rurais do Acre estarão inadimplentes com os bancos públicos e privados em decorrência da seca e das queimadas, calcula Assuero Doca Veronez, presidente da Federação da Agricultura do Estado do Acre (Feac). Principalmente os pecuaristas sentirão os prejuízos por mais três anos e não terão como pagar os financiamentos.
Doca Veronez encaminhou correspondência aos bancos pedindo “compreensão” no sentido de ampliar prazos e negociar valores com os produtores mais afetados pela tragédia ambiental vivida pelo Acre atualmente. “Creio que os bancos estão conscientes dessa situação atípica”, disse Veronez.
Apenas na região de Acrelândia e Plácido de Castro, importantes pólos de produção de alimentos do Estado, os prejuízos somam cerca de R$40 milhões. Há mais de 200 mil hectares devastados pelos incêndios em matas nativas e pastagens em vários pontos do Vale do Acre. Há reservas em constante ameaças e uma operação de guerra está sendo deflagrada para conter o avanço do fogo na floresta.
..........................................................................

Nota final: de acordo com o presidente da Feac, "...fazendeiro não queima mais pastagens (ressalvo alguma exceção, porque sempre há algum energúmeno). Estamos sim sendo as maiores vítimas dessa situação e ainda levando "pau" da mídia. Assim é dose..." (A Gazeta, 25/9). Se eles não queimam, como é que agora eles são os maiores prejudicados? Só porque existe a perspectiva de embarque no trem do fogo? Sugiro que os bancos dêem uma passada nas propriedades para ver quem perdeu pasto por causa da seca e por queimadas. Assim vai ser possível identificar os "energúmenos"!

By Evandro Ferreira (evandroferreira@hotmail.com)

1 Comments:

Blogger ALTINO MACHADO said...

Evandro, o que nos indicam as imagens MODI para o final de semana no Acre? Apoio sua decisão de impedir o acesso de anônimos à sua caixa de comentários. Forte abraço!

29/09/2005, 09:25  

Postar um comentário

<< Home