Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

13 outubro 2005

CONGRESSO DE BOTÂNICA (3)

QUEIMAR A FLORESTA AMAZÔNICA E FAZER BIOPIRATARIA?
O QUE É PIOR PARA O BRAZIL?

Durante o Congresso o tema biopirataria veio a tona (como sempre). Um dos debatedores levantou a questão enfatizando o fato de que no Brasil indivíduos queimam de forma irresponsável a nossa biodiversidade para satisfazer seus interesses pessoais, tudo em detrimento do coletivo, do restante da sociedade.
Como sabemos, na maioria das vezes a gente está procurando um culpado por coisas que acontecem ao nosso redor. Raramente somos capazes de ver que fomos nós os responsáveis. Isto está acontecendo agora no Acre: centenas de produtores rurais (grandes e pequenos) não assumem que foram eles os responsáveis pela destruiçãoe pelo fogo. Virou caso de polícia.
Da mesma forma, nós, brasileiros, também gostamos de culpar a biopirataria por muitos de nossos males. Eu já ouvi muitos colegas de trabalho dizer: "os gringos só vêm aqui para roubar nossa biodiversidade!"
Vejam a opinião de um gringo: "Sempre houve um tipo de histeria sobre biopirataria. E na prática a única biopirataria é a destruição da floresta. É roubá-la de futuras gerações de brasileiros". Thomas Lovejoy, ecólogo e estudioso da Amazônia há 40 anos, em entrevista à Folha de São Paulo de 06/09/2005.
É importante refletir sobre a afirmação de Thomas Lovejoy, um cientista respeitadíssimo. Eu sou totalmente contra as queimadas pois é um ato de suprema "burrice". É a mesma coisa que queimar dinheiro pois transformamos em cinzas o potencial de nossas florestas.
Biopirataria=roubo de potencial biológico das nossas florestas
Queimada=destruição total do potencial biológico de nossas florestas

O que é pior?