Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

23 fevereiro 2006

RESPONSABILIDADE E SERIEDADE 1

Existem alagações e alagações. Esta de 2006 foi grande tendo como base o nível máximo atingido pelo Rio Acre, que chegou a 16,73m. Entretanto, o grande impacto da mesma foi mesmo a permanência do rio em níveis superiores a 16,5m por aproximadamente 5 dias. Com isso, no lugar de desalojar centenas de famílias por 1 semana, como sempre ocorre anualmente, teremos essas pessoas em locais sob responsabilidade dos governos estadual e municipal por cerca de 2 semanas ou mais. Acrescente-se a isso o fato que depois que o rio baixar teremos mais 1-2 semanas de limpeza e lento retorno daquelas famílias que terão condições para tal. Outras, provavelmente não terão muitas razões para retornar a suas antigas moradias: perderam o pouco que tinham.

Apesar do alcance da alagação e da quantidade de desabrigados - fala-se em 30 mil pessoas - não tivemos ainda notas desagradáveis indicando mal atendimento aos desabrigados, ou mesmo desvios e mau uso dos recursos aplicados no antendimento a essas pessoas.

Seriedade e responsabilidade: é assim que os governantes municipais e estaduais estão encarando a situação. E é assim que tem que ser sempre. Nada de desvios do tipo que testemunhamos na década de 80, quando queijos e canapés, roupas e outros itens doados aos desabrigados foram parar na casa da "elite" então no poder.