Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

17 setembro 2006

SERRA: QUER DIZER QUE ELE É QUE É A VÍTIMA?

VEJA ABAIXO A ÍNTEGRA DO DVD COM IMAGENS DO EX-MINISTRO E OS DEPUTADOS SANGUESSUGAS FAZENDA ENTREGA DE AMBULÂNCIAS

Só no Brasil, com a imprensa que temos, vemos coisas como a que estamos a testemunhar neste caso do Serra e sua participação em solenidade de entrega de dezenas de ambulâncias conseguidas com emendas de deputados que hoje são acusados de fazer parte do esquema conhecido como "sanguessugas".

No lugar de explorar e informar o fato grave da presença do então ministro da saúde (hoje candidato a governo no Estado mais poderoso da nação) na tal solenidade, toda a imprensa tenta questionar de onde sairam os R$ 1,7 milhões que um advogado, que diz agir a mando de dirigentes do PT de São Paulo, e um empresário do Mato Grosso filiado ao PT, iriam usar para comprar o dossiê (Folha Online). Deve ser porque eles acham normal que as dezenas de milhões usados pelos sanguessugas na compra fraudulenta de ambulâncias seja a coisa mais normal do mundo...afinal sai do nosso bolso, os contribuintes.

Agora leitor veja como são as coincidências:

1. A revista Isto É preparou reportagem bombástica sobre o assunto, denunciando a presença do então ministro na solenidade;

2. O assunto vasou e o que aconteceu? Antes da ida da revista para as bancas algum vendedor e comprador do dossiê deveria ser preso para mudar o foco do dossiê aos olhos e ouvidos da opinião pública. Onde encontrar os compradores? Deixando a hipocrisia de lado: em época de campanha dossiês existem aos montes...é fácil encontrar interessados. Joga-se a isca e eles vêm aos montes. Você escolhe de qual partido...;

3. Porque prender vendedores e compradores do dossiê? Para mudar o foco do assunto. Vejam que agora não se discute as informações do dossiê, mas de onde sairam os R$ 1,7 milhões usados na compra do mesmo...;

4. E tudo tinha que ser feito antes da revista chegar nas bancas, ou então a coisa ia ficar meio sem sentido. Ia dar a impressão que as pessoas foram presas porque sabiam de algo secreto sobre o passado do ex-ministro.

Planan: 70% das ambulâncias comercializadas no governo FHC
Dá para entender a preocupação da turma que apoia o ex-ministro. Segundo os donos da Planan, 70% das ambulâncias comercializadas no esquema de emendas fraudulentas aconteceram até o fim de 2002, ou seja, no fim do gestão FHC. Isso ninguem sabia e se pensava que a atual turma da câmara é que era a suja e corrupta. A coisa vem de longe...

"Inocência" dos compradores do dossiê
O estranho de tudo isso é ver como "inocentes" estes dois compradores devem ser. Os Vendoin são as pessoas mais monitoradas hoje no Brasil. Tanto pela polícia federal como pelos arapongas contratados pelas dezenas dos deputados acusados por eles de fazer parte do esquema das ambulâncias. Você leitor, concordaria em marcar um encontro supostamente secreto com eles ou seus emissários para pagar em "cash" por um dossiê?

Um dos compradores é Policial federal aposentado
Um advogado preso em São Paulo neste sábado, acusado de tentar comprar o dossiê preparado por membros da família Vedoin (Planan) contra políticos do PSDB, é policial federal aposentado, e informou à Polícia que os compradores do dossiê eram do PT de São Paulo. O PT de São Paulo nega. Não se sabe se o policial aposentado ainda mantém contatos com o pessoal da ativa e os nomes dos supostos compradores não foram revelados. A PF não divulgou declarações do outro preso, um empresário de Mato Grosso que atuou como tesoureiro da campanha do PT na eleição para a Prefeitura de Cuiabá. Até agora a imprensa não teve acesso aos depoimentos dos presos e nem foi permitido filmar o dinheiro que se afirma ter sido apreendido junto com os presos.

Parece que o policial aposentado de "inocente" não tem nada e toda esta história parece ser uma grande armação para criar um fato político na reta final da eleição. Digo isso apoiado no fato do depoimento dos presos não ter sido liberado, assim como as imagens do dinheiro. Isso deve ter sido feito de forma proposital para deixar todos - principalmente a imprensa-, com uma grande ansiedade.

A quem interessa toda a mídia gerada pelo dossiê?
Se a armação veio do PT, o objetivo foi alcançado pois houve ampla divulgação de que o ex-ministro Serra participou de solenidade na qual o artífcie (Vendoin) e os executores (deputados) do esquema das ambulâncias estavam presentes. Agora se veio do PSDB, ainda não está claro qual vai ser o próximo passo. Até agora eles tentam desqualificar o material dizendo que já estava na internet, que era coisa velha. Ao fazer isso dão a impressão de que o PT, ao tentar comprar tal material, é burro e gasta dinheiro à toa. Mas talve isso seja irrelevante.

O mais interessante de tudo é que parece que quem está administrando o assunto do "dossiê" é extremamente hábil no trato com a imprensa. Como se sabe, na mente das pessoas sempre fica a primeira versão dos fatos. Assim, neste episódio o que ficou claro na mente de todos foi que o Serra é a vítima. O próximo passo é divulgar de forma "competente" quem estava interessado no dossiê e isso provavelmente o policial federal aposentado preso é que deve estar escalado para dizer. Se ele disser que foi um "enviado especial do Lula" isso é o que vai ficar na mente das pessoas. Sei não, mas acho que as coisas caminham para essa direção. Quer "fato" político melhor para dar um "boost" na campanha moribunda do Alckimin?

Tanto segredo. A história toda me parece muito estranha. É aguardar para ver em que vai resultar tudo isso.


Veja o DVD na íntegra
Se você acha que o tal dossiê é uma armação contra Serra, veja-o clicando abaixo. Sei não. Agora estou entendendo porque o Serra não foi escolhido pelo PSDB para ser o candidato a presidente...

Clique aqui para ver a íntegra do DVD mostrando o ex-ministro e os sanguessugas distribuindo as ambulâncias (vídeo disponível no site Olhar Direto, conforme anunciou o Folha Online).