Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

29 agosto 2007

É BOM SER PLATÉIA, ATOR E CRÍTICO AO MESMO TEMPO...

[Em outras palavras: "eu cometo o crime e eu mesmo decido a minha punição"]

Procuradores mantém promotor acusado de homicídio no cargo


O órgão especial do Colégio de Procuradores do Ministério Público de São Paulo decidiu nesta quarta-feira que o promotor Tales Ferri Schoedl, acusado de homicídio, permanecerá no cargo. A manutenção do voto foi definida por diferença de apenas um voto. O placar final da votação do colégio foi 16 contra 15.

Com a decisão, o conselho beneficia o promotor, que não poderá ir a júri popular no caso do assassinato do jovem Diego Mendes, de 20 anos. A decisão frustrou a expectativa dos pais do garoto, que antes do resultado afirmaram estar confiantes numa decisão que levasse o promotor a responder pelos crimes em júri popular.

Schoedl está afastado das funções desde a ocasião do crime, em 2004, mas mantém o cargo de promotor substituto e, por isso, recebe mensalmente R$ 10.500 de salário. No Ministério Público, cada promotor se torna vitalício depois de exercer a carreira por dois anos. Quando o crime ocorreu, Schoedl era promotor substituto, em Iguape (litoral de São Paulo), havia apenas um ano e três meses. No caso dele, portanto, o não-vitaliciamento significaria a expulsão do órgão.

Em agosto de 2005, Schoedl chegou a ser exonerado. Em janeiro de 2006, no entanto, uma liminar dada pelo desembargador Canguçu de Almeida, vice-presidente do TJ, reconduziu o promotor ao cargo.

O assassinato ocorreu na saída de um luau. As vítimas faziam parte de um grupo que teria mexido com a namorada de Schoedl. Ele foi preso horas depois do crime e alegou legítima defesa. O acusado disse que foi cercado após uma discussão e que disparou contra o chão, para dispersar os rapazes, que teriam imaginado que as balas eram de festim. Acuado, então, ele atirou na direção dos jovens. Entretanto, ao contrário da versão apresentada por Schoedl, testemunhas ouvidas pela polícia disseram que, após passar pelo grupo de jovens, o promotor iniciou uma discussão, por achar que eles olharam para sua namorada. Em seguida, teria sacado a arma, atirado no chão e depois na direção dos garotos. Diego Mendes, 20, que era jogador de basquete, não resistiu aos ferimentos e morreu.

Com informações da Folha Online e Estadão.com