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15 agosto 2007

CEREAL MATINAL DE CASTANHA E MANDIOCA "MADE IN ACRE"

Pesquisadora da UFAC desenvolveu cereais matinais com castanha e mandioca. Apesar do teste com consumidores mostrar boa aceitação, não existe perspectiva de produção comercial no curto prazo

Em mais uma tentativa de popularizar o consumo de Castanha do Brasil e Mandioca, produtos tipicamente acreanos, a professora Maria Luzenira de Souza, do Departamento de Ciências Agrárias da UFAC, fez uma pesquisa para estudar a aceitabilidade de cereais matinais elaborados a partir de torta de amêndoa de castanha-do-brasil com mandioca extrusados nos sabores doce, salgado e natural. Foram testados a aceitação global, sabor, crocância e intenção de compra depois que o produto foi armazenado por 06 meses a temperatura ambiente.

A pesquisa foi realizada na cidade de Campinas-SP e as amostras foram servidas a um painel constituído por 40 consumidores. Os resultados do teste foram comparados com um produto similar, elaborado com milho, os famosos corn-flakes, originalmente desenvolvidos nos Estados Unidos e comercializados - a preços elevadíssimos - por multinacionais na maioria dos supermercados brasileiros.

Os resultados mostraram que os três tipos de cereais matinais de castanha-do-brasil com mandioca alcançaram maiores notas para todas os atributos sensoriais avaliados do que o cereal matinal similar comercializado, com diferenças significativas (< 0,05) pelo teste de Tukey. O mesmo teste mostrou que a crocância do cereal de castanha-do-brasil com mandioca sabor doce foi diferente (p < 0,05), no segundo, terceiro e sexto mês de armazenagem, das médias dos de sabores natural e salgado, cuja média das notas do cereal doce foi superior; as demais não diferiram.

Dos três cereais matinais estudados o de sabor doce recebeu as maiores notas para todos os atributos avaliados, porém com diferença significativa para alguns parâmetros e tempos de estocagem. Em relação aos atributos avaliação global, sabor e crocância, os cereais de castanha com mandioca tiveram notas equivalendo a gostei muito e gostei moderadamente, enquanto o produto comercial obteve notas equivalendo a nem gostei nem desgostei para os dois primeiros atributos e gostei ligeiramente para crocância. Na intenção de compra, os produtos processados receberam notas equivalendo a "possivelmente compraria" e o cereal comercial "talvez comprasse/talvez não comprasse".

Apesar do resultado positivo, ainda não vai ser agora que produtos elaborados com produtos regionais irão invadir as prateleiras dos supermercados. Boa intenção não é suficiente para vencer a resistência das multinacionais que controlam o mercado de alimentos industrializados no Brasil. Uma sugestão para a pesquisadora: procurar a Agência de Negócios do Governo do Acre. Em passado recente a Embrapa, em conjunto com a indústria acreana Miragina, desenvolveu e colocou no mercado biscoitos a base de castanha que podem ser adquiridos na maioria dos supermercados e mercearias de Rio Branco.

A professoras Luzenira pode ser encontrada na Unidade de Tecnologia de Alimentos (UTAL) ou no Departamento de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Acre, situados no Campus Universitário, BR 364, Km 4, CEP 69915-900, em Rio Branco-AC, ou pode ser contactada pelos e-mails: luzenira@ufac.br, mluzen@hotmail.com

A pesquisa da professora foi publicada na revista Ciência e Tecnologia de Alimentos. Clique aqui para ler o artigo na íntegra.

Avaliação sensorial de cereais matinais de castanha-do-brasil com mandioca extrusados
. Ciênc. Tecnol. Aliment., out./dez. 2006, vol.26, no.4, p.950-955. ISSN 0101-2061.