Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

10 agosto 2007

FRIAGEM NO ACRE: SERÁ QUE VAI TRAZER MAIS FUMAÇA DO QUE FRIO?

Se os ventos que precedem a friagem trouxerem fumaça, é grande a possibilidade da mesma ser de origem Boliviana, Rondoniense ou Mato-grossense

Os dados do INPE/CPTEC (clique no gráfico ao lado), como já noticiado pela imprensa local, indicam a chegada de mais uma frente fria para o dia 11 (sábado). A friagem vai ser fraquinha, com temperatura mínima por volta de 15°C, mas os ventos podem atingir até 36 km/h! (só vou acreditar quando testemunhar isso).

Por volta do meio dia de hoje (sexta), a frente fria estava sobre Santa Cruz de La Sierra e sua porção mais avançada estava adentrando a Amazônia Boliviana. Na imagem abaixo (Nasa/Modis), dá para ver que ela vai levar muitas horas até chegar ao Acre, que fica no canto esquerdo de cima da imagem.

Friagem poderá trazer fumaça para a região de Rio Branco

De acordo com os dados do INPE, foram contabilizados 13 focos de calor no Acre entre o dia 9 e 10 de agosto. No mesmo período, na Bolívia, exatamente por onde a frente fria está avançando (veja imagem do INPE/BDQueimadas abaixo), foram detectados 476 focos! Em Rondônia foram 185 focos, mais de 10 vezes a quantidade detectada no Acre. Em Mato Grosso foram 2045 focos!

Por esta razão, considerando que a frente fria possui ventos vindos do sul e leste, e, mantida a média de focos de calor dos últimos dias na Bolívia, Rondônia e Mato Grosso, são grandes as chances dos Acreanos "estrearem" a "temporada de fumaça 2007", a maior parte dela "Made outside Acre".

Com todos estes dados, alguns acreanos ainda acreditam que a fumaça que nos incomoda jamais poderia vir de fora do Estado. Aliás, como tudo no Acre gira em torno da política, a oposição ao governo atual sempre tenta tirar uma "casca" da situação alegando que o "fumacê" é Made in Acre.