Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

30 agosto 2007

DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA

Inpe lança nova página para que o público em geral possa acompanhar mais facilmente a evolução do desmatamento na Amazônia

O INPE lançou a nova página do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes), que permite compreender mais facilmente a evolução do desmatamento na Amazônia.

Para verificar os cerca de 14 quilômetros quadrados desmatados no período 2005-2006, foram analisadas 213 imagens feitas pelo satélite norte-americano Landsat e 90 pelo sino-brasileiro CBERS. Nas imagens, que, segundo o Inpe, cobrem 100% do desmatamento na Amazônia, o usuário identifica a modificação da floresta.

O banco de dados tem também informações de desmatamento por município. Na página, cada uma das 213 imagens apresenta um mapa correspondente. Também estão disponíveis dez mosaicos, contemplando dados dos nove estados e mais um de toda a Amazônia Legal.

Além de agregar novas informações, a página ganhou novo layout para aperfeiçoar a navegação e a consulta aos dados. A reformulação segue o mesmo sistema das atuais páginas do Detecção do Desmatamento em Tempo Real e do Monitoramento de Focos de Queimadas, outros dois importantes serviços prestados pelo Inpe.

Com informações da Agência FAPESP