Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

02 outubro 2007

CONSEQUÊNCIAS DO AQUECIMENTO GLOBAL

Derretimento do Polo Norte

Vejam na sequência de imagens publicadas no The New York Times a evolução da camada de gelo no Polo Norte. Segundo aquele periódico, a área coberta com gelo durante o verão de 2007 naquela região foi a menor desde que começou a ser monitorada por satélites em 1979. Passou de uma média histórica pouco inferior a 3 milhões de milhas quadradas para menos de 2 milhões.

Quem observar a última imagem da sequência vai ver que a diminuição da área coberta por gelo perene no polo norte foi muito drástica. Ela atingiu, pela primeira vez na história, a área que historicamente nunca derretia durante o verão. Observem que o derretimento registrado no verão de 2007 adentrou a área circulada por uma linha pontilhada, berço do gelo perene. Visualmente, o derretimento ocorrido representa cerca de 1/4 da área de gelo perene do polo norte.

Eu confesso que fiquei chocado! Será que em breve o gelo que recobria a maior parte da calota polar ártica desaparecerá? Essa questão do aquecimento global é muito séria. A gente sempre acha que não vai nos atingir, mas o planeta está dando avisos mais que explícitos.

Cliquem nas imagens para visualizar melhor o desastre que está ocorrendo no Polo Norte.


Polo Norte em 2003


















Polo Norte em 2004



















Polo Norte em 2005



















Polo Norte em 2006



















Polo Norte em 2007