Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

04 outubro 2007

QUEIMADAS NA BOLÍVIA

Incêndios provocam fechamento de 30 aeroportos e ameaçam gasodutos na Bolívia

La Paz – Os incêndios florestais na Bolívia encheram várias regiões do leste e do sul do país de fumaça, e provocaram o fechamento de 30 aeroportos.

Assim assinalaram hoje diversas fontes do Governo e das Forças Armadas bolivianas, cujo comandante-em-chefe, general Wilfredo Vargas, disse que o Exército permanece em estado de alerta para ajudar a apagar os focos de incêndio, atualmente calculados em 12 mil em todo o país.

A queima de florestas é uma prática usual na Bolívia, conhecida no país como "chaqueos", e realizada pelos indígenas e camponeses nesta época do ano para ter mais áreas de cultivo.

O diretor da Aeronáutica Civil boliviana, Javier García, confirmou hoje que trinta dos 37 aeroportos do país estão fechados devido à densidade da fumaça.
Segundo García, só estão operando atualmente os aeroportos das cidades de La Paz, Cochabamba, Santa Cruz, Potosí e Sucre, Yacuiba e San Joaquín.

No entanto, assinalou que a fumaça continua aumentado nas primeiras três cidades citadas, que também correm o risco de serem fechados.

Além destes prejuízos, a imprensa alerta ainda para o perigo que os incêndios representam nas zonas atravessadas por gasodutos, como a região do Chaco boliviano, onde há mais de 7 mil hectares queimados.

O prefeito da cidade sulina de Villamontes, Rubén Vaca, disse que a companhia petrolífera estatal Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB) está preocupada, pois o fogo está prestes a chegar a vários poços de gás, dentre os quais citou os casos de campos controlados pela Petrobras e pela hispano-argentina Repsol YPF.

O presidente Evo Morales se reuniu com seu gabinete para analisar a situação e estudar as medidas de emergência que podem ser tomadas.

*Matéria reproduzida do site http://www.ecodebate.com.br/ , originalmente publicada pela UOL Notícias em 03/10/2007
**Crédido da imagem: Modis FAS_Bolivia - Date: 2007/275 - 10/02