Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

21 abril 2008

ENQUANTO OS PROBLEMAS (DOS ÍNDIOS ACREANOS) SE AVOLUMAM...

..."o governo organiza a Semana dos povos indígenas apenas como forma de mostrar o lado exótico e turístico. Não há efetivamente nenhum compromisso com a vida desses povos"

Caro Evandro,

A politicagem e partidarização da saúde indígena é mesmo uma vergonha. Para piorar muitos indígenas se calam porque tem um cargo ou algum tipo de benefício do governo. Pior do que calarem é falar em favor dos politicos oportunistas.

Infelizmente não é só a saúde que deixa muito a desejar. Veja o caso das idenizações devidas em razão da pavimentação da BR 364. Até hoje as tais idenizações não passaram de medidas paliativas quando não de responsabilidade constitucional do Estado como é o caso de construção de escolas, postos de saúde...

No regional da Funai ainda faltam 17 terras a serem demarcadas e ainda várias outras que se quer tiveram o processo iniciado. Destaco aqui as terras dos isolados do parque do Chandles e os isolados do Igarapé Tapada, no Parque Nacional da Serra do Divisor.

Enquanto os problemas se avolumam o governo organiza a Semana dos povos indígenas apenas como forma de mostrar o lado exótico e turístico. Não há efetivamente nenhum compromisso com a vida desses povos. Não há compromisso com o bem viver e com os direitos e dignidade desses povos tão sofridos.

Bom trabalho.

Lindomar Padilha,
Coordenador do Conselho Indigenista Missionário no Acre

Crédito da imagem: Gleilson Miranda/Blog do Edvaldo Magalhães