Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

17 maio 2008

RIO ACRE: RECORDE HISTÓRICO DE BAIXA

No dia 5 de maio o rio Acre atingiu o nível mais baixo da história para o período. Previsão do SIPAM para os próximos três meses é de precipitação abaixo dos padrões climatológicos na região leste do Acre

Evandro Ferreira
Blog Ambiente Acreano

O professor Foster Brown, da UFAC/PZ e do Woods Hole Research Center (USA), mostrou, em palestra proferida no dia 06 de maio durante a primeira reunião Comitê Estadual de Controle e Prevenção a Queimadas e Incêndios Florestais, que o rio Acre havia atingido no dia anterior (05/05) seu nível mais baixo para aquele período do ano, quando comparado com dados de anos anteriores (figura ao lado. Dados Defesa Civil do Acre e Paula Costa).

O nível do rio estava mais baixo do que o verificado no mesmo período em 2005, ano em que o Acre e a Amazônia sofreram a maior seca registrada em toda a história.



Para reforçar os temores de uma seca sem precedentes em 2008, os dados de precipitação do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), mostram que, com exceção do mês de janeiro, todos os demais meses de 2008 apresentam precipitação abaixo dos níveis normais na região de Rio Branco (ver gráfico ao lado) . Em maio, passados 17 dias, praticamente não choveu.








E as previsões para as duas semanas seguintes, ou seja, até 21 de maio, não eram muito boas. Segundo o INPE/CPTEC, teremos poucas chuvas, temperatura moderada e ventos vindo do sudeste, que indicam pouca umidade sendo carreada para a nossa região (ver figura ao lado).























Em 2006 (linha cor de rosa no gráfico ao lado), o nível do Rio Acre também esteve muito baixo e durante vários dias do mês de maio ele deu indicações de que teríamos a repetição do fenômeno verificado no ano anterior. Entretanto, após o dia 20, seu nível subiu, afastando o temor de uma nova seca (figura ao lado).







Para os próximos meses, o Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM) indica o seguinte (figura com mapas ao lado):
- Precipitação: Abaixo dos padrões climatológicos no estado de Rondonia, oeste do Amazonas, leste do Acre e sudoeste e sul do Mato Grosso.
- Temperatura: Abaixo dos padrões climatológicos no Acre, sudoeste e sul dos estados de Rondônia e Mato Grosso.

Se confirmadas essas previsões teremos um verão muito seco e com muitas friagens.

Na palestra proferida, Foster Brown alertou mais uma vez sobre a importância do estabelecimento de um programa de monitoramento da vazão dos rios, de um sistema de pluviômetros, medidas de vento, umidade e temperatura. Ele sugeriu ainda que o Imac reforce o programa de disseminação de informações climatológicas para a Defesa Civil dos municípios.

De acordo com ele, o rio Acre vai continuar extremamente baixo e provavelmente vai continuar baixando. Ele finalizou sua palestra sugerindo aos presentes à reunião para se preparar para o pior e rezar para o melhor.