Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

13 maio 2008

A SUCESSÃO DE MARINA

Jorge ou Carlos Minc? Lendo a grande imprensa nacional, o último já foi convidado e assumirá a pasta. Jorge, dizem outros jornalistas, foi convidado a ir ao planalto na manhã da quarta. Quem vai assumir o lugar de Marina? A noite promete ser longa para os ministeriáveis



Evandro Ferreira
13/05/2008 -22:38h

A imprensa está perdida! Essa é a impressão que está ficando cada vez mais clara na medida em que a noite avança. Cedo, por volta das 19 horas, quando cheguei em casa, vi estampado em todos os sites nacionais que Carlos Minc, Deputado Estadual pelo PT do Rio e Secretário Estadual de Meio Ambiente, tinha sido convidado pelo Presidente Lula para assumir o lugar de Marina Silva.

Por volta das 21 horas a Agência Brasil publicou matéria indicando que não houve o tal convite. Até então, o Governo do Rio não havia se pronunciado oficialmente. E isso era emblemático pois a Agência Brasil é a porta-voz oficial do Governo. A matéria revelou ainda que quem afirmou que houve o convite foi a assessoria de imprensa do governo do Rio de Janeiro, mas que assessores do Palácio do Planalto negaram o convite.

Nessa altura, até a página do Estadão.com mudou sua manchete, incluindo o nome de Jorge Viana como um dos sondados para o cargo. Logo depois o Globo Online também mudou sua manchete e deixou de ser taxativo quanto à indicação de Carlos Minc. Jorge passou a ser um dos candidatos por volta da meia noite.

Portanto, até a confirmação oficial, Carlos Minc foi nomeado pela assessoria de imprensa do Rio e a grande imprensa. Sei não, mas acho que essa história ainda está muito nebulosa.

O blog da jornalista Cristiana Lôbo informou, por volta das 22:30h, que Lula chamou Jorge Viana para um encontro no Palácio do Planalto na manhã desta quarta-feira. Segundo a nota, o presidente Lula ainda não se decidiu sobre o nome de sucessor de Marina Silva.

Carlos Minc foi lembrado pelo desempenho administrativo demonstrado no Rio, onde as licenças ambientais para obras do PAC foram concedidas com grande rapidez. Já Jorge Viana é lembrado como alguém que pode reduzir o impacto negativo junto à comunidade internacional da saída de Marina Silva.

Nas palavras de um assessor de Lula a "saída da Marina abre um rombo político enorme. E a nomeação do Jorge ajuda a reparar, a amenizar um pouco isso. Ele tem imagem de “floresteiro” e isso pode reduzir o impacto".

Não dá para acreditar que Marina tenha abdicado do posto sem ao menos articular nos bastidores um forte candidato à sua sucessão. Muito menos que Lula já tivesse prometido o cargo com tanta antecedência para tirar da manga o nome do sucessor assim tão rapidamente.

A quarta promete. E Jorge Viana não deverá dormir buscando os apoios necessários para emplacar seu nome.

1 Comments:

Blogger Acreucho said...

Tenho cá minhas convicções de que ainda não é a chance do Jorge Viana, o termo "floresteiro", lhe cai bem.
Acho que Jorge não faria o trabalho tão bem como a Marina fez, ele pensa igual ao Luiz e a preservação do meio ambiente iria pra cucuias, ele cederia as pressões e acataria as ordens do planalto.
A Marina indo para o Senado, frustra também os planos de Jorge Viana de ser Senador, a não ser que Tião venha pra ser governador. Mas e o Binho? Não vai querer a reeleição? No final, acho que o Binho faz o que lhe mandarem fazer...

13/05/2008, 23:42  

Postar um comentário

<< Home