Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

17 junho 2008

MENTIRAS DA HORA

Campanha de "esclarecimento" da lei que mudou o fuso horário do Acre afirma que a mudança é um ideal da revolução acreana (?!?!). É uma mentira histórica propagada com uso de recursos públicos. Onde anda o MP para coibir este abuso?

Todos já notaram que a campanha de publicidade relativa à implantação do novo fuso horário está em pleno andamento.

Ela começou timidamente e de forma incompetente no rádio faz algumas semanas. Inicialmente haviam informado o dia errado em que o novo horário entraria em vigor. Depois passaram uma semana mandando todos 'desconsiderar' a mensagem anterior. Parecia até piada.

E a última versão da campanha que está sendo transmitida nas rádios locais contém uma informação no mínimo suspeita: ela recomenda a todos continuar a acordar no horário habitual!?!?

A agência responsável pela peça publicitária está confundindo os ouvintes, que imaginam que o novo horário não irá mudar em nada as suas vidas. Muitos pensam erroneamente que com o novo horário irão economizar uma hora na parte da manhã e que por isso poderão dormir um pouco mais etc. Ledo engano: todos terão que acordar uma hora mais cedo sob pena de chegar atrasado nos compromissos matinais.

A maior parte da população ainda não se deu conta que o projeto de Tião Viana, sem pedir permissão, usurpou 'para sempre' uma hora da vida de cada um dos acreanos.

E por que a peça publicitária está pregando este tipo de 'peça' nos ouvintes? O que mais posso pensar que não uma tentativa de livrar a cara do autor do projeto que fará os acreanos 'acordar no escuro'?

E os responsáveis pela campanha publicitária não se limitam a isso. Quem já viu o outdoor da campanha (leiam aqui post do Blog do Altino) observa que eles tascam uma imagem do sol na peça publicitária. Deveriam colocar a imagem da lua pois os acreanos agora terão de madrugar! Agora vão ter que acordar olhando as estrelas no céu!

Mas o mais grave da mensagem contida no outdoor é o chavão: "Ideal da Revolução Acreana".

Que sacrilégio! Que mentira sem tamanho tentar associar a mudança do fuso horário com os ideais da revolução acreana!

E está subscrita pelo nosso Governador Binho Marques, o ordenador das despesas do Estado. Tenho certeza que ele não está de acordo com o que está escrito nos outdoors. Tampouco os acreanos autênticos foram tocados em sua acreanidade ao lerem tamanha mentira.

Em primeiro lugar, na época em que os revolucionários lutavam para incorporar o Acre ao Brasil, entre 1899 e 1903, não existia sequer o sistema de fusos horários. Ele só surgiu 10 anos depois!

Naquela época, quem dirigia a vida das pessoas e determinava a hora de acordar, almoçar e dormir era a posição do sol. Ou seja, os revolucionários se acordavam com o raiar do sol (pouco antes das seis da manhã), almoçavam quando o sol estava a pino (por volta do meio dia), e encerravam o dia de trabalho quando o sol se punha (por volta das seis da tarde).

Em segundo lugar, todos sabem que com a mudança promovida pelo Senador Tião, o sol passará a surgir no horizonte dos acreanos depois das seis da manhã. E se o dia estiver muito nublado, correremos o risco de ter plena claridade matinal pouco antes das sete da manhã!

E para completar a aberração, nosso final de tarde tropical vai ser uma imitação das tardes nas regiões temperadas do planeta: o sol vai se pôr por volta das sete da noite! A mudança do fuso horário acreano é, portanto, um claro atentado contra a natureza e o relógio biológico dos acreanos de pé rachado, ou seja, aqueles que nasceram e se criaram na terra de Galvéz.

Mas, além de ferir as leis da natureza que imperam na região tropical onde o Acre está inserido, a mudança da hora feita por Decreto modifica não apenas o ideal da revolução acreana, mas o dos autonomistas, que sempre lutaram por um Acre Estado autônomo e dono de seu próprio destino. Um Acre onde os próprios acreanos poderiam decidir com liberdade e democracia "as questões acreanas". Sem depender, como ocorria quando ainda éramos Território Federal, das decisões unilaterais tomadas nos gabinetes de Brasília.

Ao se render a interesses empresariais e colocar a vaidade pessoal à frente do interesse público e da democracia, o Senador Tião Viana dá uma demonstração de desprezo à pluralidade de opiniões e aos verdadeiros ideais revolucionários e autonomistas acreanos.

Nessa questão de fuso horário, regredimos por um instante aos tempos de Território Federal pois o povo não teve 'autonomia' para dizer se era a favor ou contra a mudança do fuso horário.

E como desgraça pouca é bobagem, ainda temos que assistir a esta campanha publicitária eivada de equívocos históricos. Mas o pior mesmo é saber que ela está sendo paga com recursos públicos. Onde anda o MP?

16 Comments:

Blogger lindomarpadilha.blogspot said...

Caro Evandro,

Ainda continuo pensando que deveria, ou deveríamos todos nós, cobrar esse tipo de explicação ao MP e ao mesmo tempo pensar numa forma de representar junto ao próprio MP contra os demandos dos "representantes" do povo que se acham semi-deuses e usam e abusam dos recursos públicos para satisfazer as vontades de setores da iniciativa privada, como é o caso dos meios de comunicação que lucram escandalosamente com a mudança do horário.

Bom trabalho

Lindomar Padilha

18/06/2008, 08:11  
Blogger Alma Acreana said...

Caro Evandro,
É lastimável o que estão fazendo com o povo acreano. Isso não é apenas uma mentira, é sinal de como quem está no poder é prepotente e interesseiro. Espero que nós acreanos demos a devida resposta nas eleições seguintes. Ah, não esquecerei tão cedo. Como costumo frisar isso é um insulto ao povo acreano. É uma discussão para ser tratada com o povo e não em quatro paredes. Foram estúpidos sim. Cederam a interesses. São de essência interesseiros.
Fraternalmente,
Isaac Melo
do Alma Acreana

18/06/2008, 08:32  
Anonymous Anônimo said...

Chega a ser irritante ver tanta burrice! Ninguém precisa acordar mais cedo e perder 1 hora do dia. O dia vai continuar tendo 24 horas. Se acordava 6:00 e dormia às 22:00, Agora vai acordar as 5:00 e dormir as 21:00. Apenas pensem um pouco. Se algum acreano resolver morar em outro estado com o fuso de Brasília, ele simplesmente vai dizer que vai entrar no trabalho às 10:00 porque não pode se adaptar ao horário da nova cidade?

18/06/2008, 08:42  
Blogger Unknown said...

nao vejo por que tanta preocupacao, com a mudanca do fuso horario. O ACRE a partir de agora estara sim na hora certa, quem conhece como funciona os horarios mundiais sabe disso, ninguem vai acordar mais cedo nem mais tarde... os horarios de trabaho vao continuar os mesmos, a pouca diferenca vai ser do sol, que vai demorar um pouco mais para terminar o dia dos acreanos, e isso e bom, tambem as manhas serao mais agradaveis ja que o calor vai demorar um pouco mais para aparecer. So vendo,em pouco tempo o povo acreano vai estar aplaudindo a atitude de Tiao, nao tenha duvida disso. OBS.: nao sou petista, nem conheco o Sen. Tiao Voana.

Marcel

18/06/2008, 10:24  
Anonymous Anônimo said...

Santa ignorancia essa sua né. O dia continua tendo 24h, as pessoas irão acertar seus relógios e irão acordar no seu horario de por exemplo 6h, sentiremos a diferença apenas nos primeiros dias como se estivessemos acordando as 5h, mas o corpo humano irá se adaptar a nova rotina. Ou será que ao viajarmos pra São paulo e tivessemos que acordar as 6h para uma reunião não iriamos né pois seria 4h, o Acre é o ultimo em tudo, no final do ano todo Brasil já é o ano seguinte e nós ainda ficavamos 1 hora esperando a virada, em todo Brasil funciona assim e só nós não podemos? isso é mentalidade pequena viu!

Andressa

18/06/2008, 12:55  
Blogger Evandro Ferreira said...

Andressa,

Em primeiro lugar não sou santo, muito menos ignorante e acima de tudo não sou bobo para aceitar ou bajulador para aplaudir que um político acreano ceda a interesses empresariais usando como barganha o 'nosso' fuso horário.

Se você não se incomoda com a mudança, problema seu. Eu me incomodo e muito. Especialmente da forma como ela foi feita.

Ainda bem que vivemos em uma democracia e podemos ter opinião divergente não é mesmo?

Evandro

18/06/2008, 13:35  
Anonymous Anônimo said...

Gente, eu concordo com dois colegas que postaram aí!!
E antes de mais nda, não estou defendendo nem bajulando político nenhum. Acontece que não iremos perder 1h!! Outra coisa, não sei pra que tanto escândalo, afinal de contas, a maior parte do Brasil tem o horário de verão durante alguns meses do ano, e acho que não preciso explicar como funciona né!!?? Não vejo nenhum desses estados esperneando qdo precisam adiantar uma hora, as pessoas simplesmente adiantam, sofrem um pouco nos primeiros dias para acostumar, mas em menos de uma semana, a vida volta ao normal com essa 1h de diferença!! E outra coisa, vai ser apenas 1h, e não 12h pra ficarem falando que o povo vai acordar com a lua e as estrelas no céu. Se acham que vão acordar 1h "mais cedo", basta ir dormir 1h "mais cedo" tbm. Tudo é questão de adptação. Quem precisa sair do Acre para o centro do país, simplesmente precisa se adaptar a 2h (ou até 3h no horário de verão) e nem por isso morrem, ou perdem sono!! Vão cuidar de debater assuntos mais importantes, essa história de fuso horário é uma perca de tempo. Tem coisas mais importantes, tipo: condições dos ramais, das escolas, dos hospitais, das estradas, das cidades...etc!!

18/06/2008, 18:36  
Blogger Marcos said...

Vou ser bem realista. Tanto faz estarmos a duas horas ou a uma hora de brasília, já que levando em conta o critério geográfico na minha casa longitude 67º 48', era para eu ter uma diferença de uma hora e meia de brasília, se alguem arredonda esta meia hora para mais ou para menos, isso é indiferente para mim.

O que vocês querem discutir é política e não o bem estar do povo.

18/06/2008, 19:40  
Blogger ALTINO MACHADO said...

Evandro, vejo que o pessoal que mora em Brasília e que precisa defender seus respectivos empregos está comparecendo aqui para dizer o que é melhor para nós que moramos no Acre. Como não mudei para Brasília nem sou dado a bajulações, continuarei defendendo meu ponto de vista independente contra essa aberração autoritária de mudança do fuso horário.

19/06/2008, 00:02  
Blogger Getulio Pinheiro Jr said...

Prezado Evandro,

Como vivemos em uma democracia, penso que você está certo em reclamar de nós acreanos não sermos ouvidos através de um Plebiscito.

Mas também vejo que fazer um plebiscito sem dar a chance de nós Acreanos vivenciarmos esse “horário de verão definitivo” seria no mínimo injusto, o mais "justo" seria experimentarmos essa mudança, e depois um plebiscito.

Alguns já comentaram aqui em seu blog o que todos sabemos: é uma questão de tempo nossa adaptação ao novo horário (como horário de verão). Com o tempo o corpo “acostuma”, assim como acontece durante viagens para locais com diferentes fusos.
A propósito, nesta época do ano o sul do Brasil vê o Sol depois da 7h. Não vejo de maneira alguma como essa mudança pode ser tão ruim para nós acreanos, pelo contrário, estaremos sim mais integrados ao Brasil, e de certa forma vai de encontro com o Ideal da Revolução Acreana. Até concordo que seja um tanto exagerada o chavão, mas nada que desabone a medida.

Isso não tira o mérito da discussão, vivemos em uma democracia e as discussões são fundamentais para encontrarmos sempre a melhor solução para tudo, mas não precisamos nos exceder.

Getulio Pinheiro Jr.

19/06/2008, 11:32  
Anonymous Anônimo said...

Plebiscito. Isso é coisa do século passado, coisa provinciana.

Pra que existe congresso nacional? Para representar o povo.

Ora, se é pra ter pebliscito em tudo que o congresso aprova, entao nao precisa mais ter Senado, Camara, Assembleia legislativa, camara de vereadores.

Vamos acabar com o poder legislativo, daqui pra frente quem dicide é o povo em pebliscito.

O povo do sul muda de horario 2 vezes por ano e nem por isso ta atras de fazer pebliscito. Isso sim é um atentado ao corpo humano, 2 vezes por ano mudar de horario.

Nós acreanos vamos mudar o horario uma vez na vida. Logo nos acostumamos, a próxima geração que vem ai, ja vai nascer sem precisar se acostumar nem nada.

19/06/2008, 13:24  
Blogger Evandro Ferreira said...

Ferraz,

O 'povo do sul' muda o horário duas vezes ao ano com um objetivo claro: se adaptar às condições naturais da época da mudança (mais luz natural ou menos luza natural) e tirar proveito da situação para economizar energia. Mas no final sempre voltam ao horário 'original' deles. É uma mudança temporária.

E no Acre? Mudamos porque? Para integrar financeiramente o Acre ao Brasil. Você viu a que horas os bancos abrirão no Acre a partir da segunda?

Evandro

19/06/2008, 13:35  
Anonymous Anônimo said...

Vcs blogueiros que estao fazendo esse auê todo.

se querem pebliscito, a partir de amanhã ja podiam começar a fazer um auê desse, pra acabar com o poder legislativo.

Agora tudo quem decide é o povo, desde uma pequena lei, seja ela qual for, até aprovação de salarios, orçamentos, etc...

vcs ja podem começar por essa CSS(nova CPMF).

queremos um pebliscito para aprovar ou rejeitar a CSS.

19/06/2008, 13:35  
Blogger Evandro Ferreira said...

Getúlio,

Quanto a se adaptar, não tenho dúvida que será fácil e rápido. Mas nem sempre a gente se acostuma. Eu já vivi em lugares onde em certas épocas do ano amanhecia depois das 7 da manhã e escurecia por volta das 5 da tarde.

Entretanto, como você bem disse, a mudança foi feita sem discussão. Impositiva. E em democracia, mudanças que afetam diretamente a vida de um grande número de pessoas devem ser submetidas ao escrutínio popular.

O ponto é o seguinte: se ninguém reclamar, se ficar a impressão de que as pessoas não ligam, os políticos que patrocinam este tipo de mudança vão se sentir 'fortalecidos' a propor coisas ainda mais radicais. Quem sabe em breve não virá o fuso horário único? Ou outra mudança que você seja radicalmente contra.

O que você faria? Tenho certeza que não baixaria a cabeça. Protestaria. E com razão.

Evandro

19/06/2008, 13:43  
Blogger Evandro Ferreira said...

Ferraz,
Taí uma boa idéia! Plebiscito para aprovar ou não a CSS. Sugiro que você encabece o movimento. Farei o possível para te ajudar. O espaço no blog está a disposição.

Evandro

19/06/2008, 13:49  
Anonymous Anônimo said...

Evandro,

Em Porto Alegre no verão, escurece às 20hs, com o horário de verão escurece as 21Hs.

esticar o pôr do sol das 20h(que ja é muito) para as 21hs,
vc chama isso de se adaptar as condições naturais da região???
pelo que eu vi fez foi retroceder mais ainda

Horário de verão é feito simplesmente pelo fato de economia de energia, nao tem nada de se adaptar as condiçoes naturais.

19/06/2008, 14:40  

Postar um comentário

<< Home