O NOVO FUSO HORÁRIO: RISCOS, DESESPERO E GOLPES
Evandro Ferreira
Blog Ambiente Acreano
Tomo a liberdade de reproduzir o comentário postado no Blog do Altino pelo leitor Isaac Melo, reagindo ao post 'Realismo Fantástico', no qual o jornalista mostra o absurdo que é a mudança do fuso horário acreano promovida pelo Senador Tião Viana para atender o interesse das empresas de comunicação, sem dar a menor chance para que o povo acreano possa opinar se está ou não a favor da mudança.
"Caro Altino,
É imprescionante o discurso medíocre e com bases em falácias de Viana e seus aliados. Eles falam que estão corrigindo uma distorção histórica. A única coisa que anda distorcida são suas mentes. Só falta agora criarem uma lei para aproximar geograficamente o Acre dos grandes centros urbanos. Como? Pergunte às mentes brilhantes desses políticos! Enquanto urgem projetos fundamentais na área de saneamento e saúde, esses lacaios do povo vem com essas loratas, e que todos agora vamos "pagar o pato". Isso é um insulto à inteligência dos acreanos.
Fraternalmente,
Isaac Melo"
É um comentário duro, realista, mas que reflete bem o que é esta mudança: puro autoritarismo em pleno 'período democrático' da história política acreana. Vai para os anais da história. Ainda bem. Assim não esqueceremos que foi o Senador Tião Viana o responsável por tudo. Como bem disse o Altino: "esse é o perigo do excesso de empoderamento".
O Senador sabe que em 2010 haverá eleição para Governador e seguramente deve ter ambição em assumir o comando do Estado. Esperamos que ele não venha a se iludir pela facilidade que terá para emplacar seu nome como candidato ao cargo majoritário pela Frente Popular. Temos certeza que ele sabe que isso não significa muita coisa pois quem decide é um grupo de políticos controlados por ele.
Felizmente, a eleição do próximo governador vai depender da vontade popular. E o povo não esquecerá nunca a mudança do fuso horário promovida pelo Senador. O povo vai lembrar desse fato funesto diariamente pela manhã quando acordar e ver que foi o Senador que obrigou a população acreana a se levantar e, em muitos casos, a sair de casa antes do amanhecer. Acima de tudo, o povo não vai esquecer que isso foi feito sem a sua permissão e está consciente de que a mudança atende majoritariamente o interesse dos empresários.
Agora que a entrada em vigor do novo fuso horário é inevitável, não existe propaganda paga com recursos públicos, artigos e matérias favoráveis na imprensa local, ou qualquer outra coisa para mudar essa nova realidade que os acreanos terão que enfrentar a partir de 23 de junho: a escuridão matinal.
Aliás, a propaganda oficial sobre o novo fuso horário é fraquinha. Além de parecer pura propaganda (paga com recursos públicos) a favor da mudança, quando devia apenas informar sobre a mudança, a campanha inicial estava equivocada sobre a data da mudança. Agora estão trombeteando que devemos 'desconsiderar a mensagem anterior'. Será que tem alguém dentro do governo sabotando a mudança?
Nessa altura do campeonato é de se supor que nos bastidores o Senador e seus assessores estejam agindo para que o Governo do Estado e as prefeituras atrasem o horário do início das aulas e do funcionamento das repartições públicas, comércio, etc. O Senador e sua equipe devem estar correndo contra o tempo pois já devem saber que uma grande parcela da população, incluindo eleitores do próprio Senador, é contra a mudança e agora farão de tudo para que ninguém 'acorde no escuro'.
A ordem é 'garantir' que a mudança provoque a menor perturbação possível na vida dos acreanos. Nem que para isso caiam no ridículo de ter que atrasar o relógio matinal de escolas, repartições públicas, comércio etc. Mas não tem jeito: vão fazer o papel de ridículo e não terão como escapar da ‘profecia’ de Antonio Alves, que singelamente questionou Altino Machado:
- Ora, se é pra mudar o horário da aula, por que não deixar o relógio como estava?
Aliás, essa questão da mudança do fuso horário virou assunto extremamente ‘sensível’ para o Senador. Vejam que a imprensa local publica apenas as opiniões favoráveis. E mesmo assim apenas aquelas escritas por seus assessores ou empresários que prestam serviço ao governo. Não dá para arriscar nada. Melhor prevenir surpresas desagradáveis.
Mas dessa vez vai ser difícil para o Senador mudar as coisas da forma como ele está se acostumando. Felizmente o ser humano tem um relógio biológico que, ao contrário do relógio comercial e político, não pode ser mudado por decreto.
Ele que reze para que o candidato da oposição em 2010 não contrate uma equipe de marketing inteligente e competente. Imaginem se fizer. Com certeza vai fazer uma festa em cima dessa "voada horária" desnecessária do Senador e de sua equipe de assessores. Felizmente para ele, até agora essa questão da mudança do fuso horário é, aparentemente, uma 'briga interna' de membros, apoiadores e simpatizantes da frente popular.
Mas fica a pergunta:
- E quando isso virar um troféu político para a oposição?
Sei não. O maior perdedor deverá ser o Senador pois ninguém de expressão da Frente Popular, nem mesmo os que deram ‘testemunho’ favorável à mudança, e cujos depoimentos estão publicados na cartilha sobre a mudança do fuso horário elaborada pelo gabinete do Senador, estão vindo a público defender a causa. Até o Deputado Moisés Diniz parece que desistiu da bandeira. E ele deve ter suas razões.
Quem sabe só agora ele se deu conta de que o Senador nem deu bola para ele quando propôs o projeto de mudança do fuso horário. Foi uma desfeita com o Deputado. Logo ele, o autor da idéia original, que escreveu artigos e mais artigos em defesa da mudança. Ele, que fez tudo isso muito antes do Senador, literalmente, ‘encampar’ a sua idéia e nem dar satisfações ao ‘colega’ da frente popular.
3 Comments:
Caríssimo Evandro,
É mesmo algo para ninguém esquecer!
Bom trabalho.
Lindomar Padilha
Primeiramente bom dia!!
Inicialmente, concordo que não será fácil ajustar os nosso relógios biológicos, porém gostaria de fazer uma ressalva. No sul do país, durante o horário de verão, eles também precisam adiantar 1h em seus relógios, e nem por isso há tanto "barulho" devido a esta mudança. Sinceramente, acho que a população acreana, ao invés de ficar brigando, deveria ir aos poucos tentando se re-habituar a nova realidade. Tive o prazer de ficar de Dezembro a Fevereiro no sul do país e claro que nos primeiros dias era ruim e estranho acordar ainda "escuro", mas em menos de uma semana o organismo já havia "entendido" a mudança e confesso que até preferia acordar 6h da manhão escuro ainda, porém ter até por volta das 21h com luz do sol, dava de aproveitar bem mais o dia (e olha que era 3h de diferença para o Acre, e não somente 1h).
Por último, gostaria de salientar, que não sou político-partidário, não defendo nenhum político, estou apenas expondo minha opnião como cidadão!!
Prezado Edvandro,
O cerne da discórdia sobre o à mudança do fuso horário acreano é que ela foi feita pela vontade única do Senador Tião Viana, eleito por milhares de acreano. Usou o mandato para usurpar um direito do povo de dizer sim ou não à mudança.
Eu também vivi em lugares de alta latitude (NY). E lá, no inverno o dia amanhecia por volta das 7 da manhã e a noite chegava por volta das 17 horas. Mas no verão tínhamos o desconto. A noite só chegava por volta das 21 horas.
Mas em NY e no sul do Brasil isso se admite pois é uma coisa natural. Aqui no Acre, pertinho do equador, isso não é natural.
Não podemos baixar a cabeça para as idéias de políticos que acham que podem fazer tudo em 'nome do povo'. Vivemos em uma democracia. Se o povo acreano decidisse que queria a maudança, eu aceitaria sem problemas. Mas isso não foi feito.
Evandro
Postar um comentário
<< Home