Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

29 agosto 2008

AMAZÔNIA: DIMINUIÇÃO DE FOCOS DE CALOR EM 2008

Número de focos de calor na Amazônia e Mato Grosso está significativamente inferior em 2008

Evandro Ferreira
Blog Ambiente Acreano

Segundo os dados disponíveis na página do INPE, entre janeiro e agosto de 2008 o número de focos de calor na Amazônia e Mato Grosso estão significativamente inferiores aos registrados no mesmo período em 2007 (tabela ao lado).

A única exceção é o estado do Amapá. Mesmo assim, a quantidade de focos de calor registrada a mais naquele Estado é insignificante se considerarmos os números globais de focos registrados na região.

No Acre, ainda segundo o site do INPE, a quantidade de focos de calor para o período de janeiro a agosto tem caido sistematicamente desde o ano de 2005. Neste ano, foram registrados 9.051 focos de calor e em 2006 1.024o. Esta diminuição na quantidade de focos de calor no Estado indica que existe uma clara tendência de diminuição no desmatamento pois a maioria dos focos de calor registram queimadas em áreas derrubadas.

Entretanto, o INPE tem divulgado que em 2008 o desmatamento no Estado aumentou desde janeiro, registrando queda apenas no mês passado. Essa informação guarda no mínimo uma contradição. É que no Acre derrubadas são realizadas por volta de maio-junho, no incío da estiagem na região. Se um produtor resolver derrubar em fevereiro, seguramente seu investimento irá ficar comprometido pois as chuvas favorecerão o rápido crescimento da vegetação, inviabilizando a limpeza da área mediante a queima 4-5 meses depois.