Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

21 agosto 2008

NOTA DE APOIO AOS POVOS INDÍGENAS DE RAPOSA SERRA DO SOL (RR), DO ESTADO DO ACRE E DO BRASIL






O Conselho Indigenista Missionário – CIMI, Regional Amazônia Ocidental, vem por meio desta externar sua solidariedade aos povos indígenas da terra indígena Raposa Serra do Sol e em favor da manutenção da demarcação de sua terra em área contínua, conforme homologação do presidente da república e em cumprimento ao que determina a Constituição Federal.

A não demarcação em área contínua representa um retrocesso e coloca em risco outras terras já demarcadas, especialmente em área de fronteira como é o caso das terras indígenas do Estado do Acre. Desta forma, nosso apoio e solidariedade aos povos Indígenas de Raposa Serra do Sol, é também apoio e solidariedade aos povos indígenas do Estado do Acre. Devemos nos lembrar que neste regional existem pelo menos 17 (dezessete) terras indígenas a serem demarcadas e a grande maioria sem nenhuma providência. Merecem destaque as terras dos índios isolados do Parque Estadual do Chandless e isolados do Igarapé Tapada, no Parque Nacional da Serra do Divisor.

Denunciamos ainda a cobiça de setores econômicos sobre as terras indígenas. Em Roraima com fazendeiros rizicultores e empresas mineradoras. No Acre as ameaças vêm do ecoturismo, fazendeiros, madeireiros e da exploração mineral, com destaque para a exploração de petróleo e gás natural.

Por fim, conclamamos a todas as pessoas de boa vontade a somarem forças e levantarem suas vozes em favor dos povos indígenas de Raposa Serra do Sol, dos povos indígenas do Acre e de todo o Brasil que, mais uma vez, vêem seus direitos ameaçados e negados por forças antiindígenas num fragrante desrespeito à Constituição Brasileira.

Rio Branco, 12 de agosto de 2008.

Cimi – Regional Amazônia Ocidental

1 Comments:

Blogger lindomarpadilha.blogspot said...

Caro Evandro,

Primeieamente poarabens pelas pesquisas no Parque do Chandles. É de grande importância que os Brasileiros conheçam melhor o nosso Brasil e suas reais possibilidades.

Agradeço também pela nota de apoio aos povos indígenas. A esse respeito gostaria de dizer que um grupo de pessoas solidárias à causa, principalmente os indígenas, estará reunido no dia 27, dia do julgamento de Raposa Serra do Sol, em frente ao fórum, próximo à Catedral. A concentração será no Senadinho. Manifestações como esta estarão acontecendo em diversos Estados do Brasil e com maior força em Brasília. No Acre temos a felicidade de termas a presença de diversos segmentos confirmada, principalmente de alunos universitários e secundaristas.

Se o Supremo definir pela demarcação em ilhas, como querem os invasores da terra indígena, significará, para nós no Acre, a possibilidade de rever todas as terras já demarcadas por estarem em área de fronteira, o que é um absurdo, ainda mais quando sabemos do interesse nessas áreas para exploração mineral especialmente petróleo e gás natural.

Bom trabalho

Lindomar Padilha

25/08/2008, 10:55  

Postar um comentário

<< Home