Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

15 setembro 2008

TIÃO VIANA: A ARTE DE MANIPULAR EM PROVEITO PRÓPRIO AS BOAS E 'VELHAS' NOTÍCIAS

Evandro Ferreira
Blog Ambiente Acreano

Quem leu os jornais 'A Gazeta' e 'Página 20' de ontem (domingo) viu uma 'notícia' informando ufanisticamente que "Tião Viana anuncia três escolas técnicas federais para o Acre"!

O leitor incauto deve ter ficado com a impressão, começando pelo título, que é o Senador que está 'trazendo' estas escolas para o Acre. E mais: que graças a ele 5.400 vagas serão abertas para os nosso jovens nas cidades de Rio Branco, Sena Madureira e Cruzeiro do Sul.

Entretanto, quem não tem memória curta e conhece os meandros da ingerência nos meios de comunicação locais por parte dos nossos políticos, vê muito mais que 'boa notícia' na nota assinada pelo assessor de imprensa do Senador Tião Viana, Romerito Aquino.

Em primeiro lugar, os jornais 'A Gazeta' e 'Página 20' deveriam deixar claro que a matéria é um press-release do gabinete do Senador, ou seja, um texto preparado cuidadosamente pela sua assessoria para informar de forma unilateral assunto de interesse popular onde o nome do Senador é relacionado com a clara intenção de captar dividendos políticos. Tanto que a matéria é assinada pelo seu assessor de imprensa e, com diferenças no sub-título, é igual em ambos os jornais.

Em segundo lugar, a matéria não trata de novidade ou assunto que merecesse, não fosse o interesse de ganhar dividendo político, ser manchete de jornal novamente. A questão da implantação das unidades educacionais federais no Acre citada na matéria já foi tratada pela imprensa local no início do ano.

Em 27 de março desse ano a Agência de Notícias do Acre informou que a implantação das escolas técnicas federais no Acre havia sido discutida em audiência pública para que a comunidade local pudesse indicar as demandas de formação profissional visando a definição do foco de atuação das mesmas. A unidade que vai ser implantada em Rio Branco já tem até um Diretor-geral “Pro Tempore”, o Prof. José Carllos Mello.

Em outras palavras, e ao contrário do que sugere a matéria da assessoria do Senador Tião Viana, não é ele que está 'anunciando' as escolas técnicas federais que serão implantadas no Acre. O processo de implantação das mesmas está em pleno andamento já faz alguns meses!

Portanto, a 'notícia' sobre a vinda das escolas federais publicada no fim de semana pelos jornais 'A Gazeta' e 'Página 20', e que provavelmente será 'replicada' com todos os pontos e vírgulas nos demais diários impressos e nos poucos diários online locais, teve fim meramente eleitoreiro. Afinal as 5.400 vagas que elas ofertarão podem muito bem se traduzir, se contarmos com os pais e parentes dos que vierem a ser selecionados para as mesmas, em bem mais que 10 mil votos!

É, definitivamente, um excelente exemplo de manipulação de uma boa notícia (mesmo que velha), com o claro fim de confundir a opinião pública local visando beneficiar o Senador Tião Viana.

É mais uma nota para ser acrescentada ao 'correio de boas notícias' que o Senador tem emplacado de forma sistemática na imprensa local visando sua candidatura ao Governo do Acre em 2010. Entranto, quem conhece a trajetória e a história política do Senador fica se perguntando: será que ele precisa disso? Será que ele está consciente que este excesso por parte de sua assessoria mais prejudica do que ajuda em sua trajetória e história?

Essa 'boa notícia' só não merece ir para o lixo de pronto porque se vê que ela tem potencial para ser aproveitada como objeto de estudo nas escolas locais de comunicação e jornalismo, especialmente nas disciplinas que tratam da velha e condenável manipulação da informação, que geralmente predomina nas sociedades onde a falta de liberdade de imprensa e a corrupção se sobressaem.