Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

07 setembro 2008

GOOGLE CHROME

Na semana passada a Google lançou o seu próprio navegador, o Google Chrome. É um fato que merece ser comentado porque tudo indica que pela primeira vez o navegador da Microsoft, o Internet Explorer (IE), vai ter um concorrente realmente de peso.

Até o lançamento do Google Chrome, o melhor navegador disponível era o Firefox 3. Quem usa esse navegador sabe que ele é mais rápido, racional e fácil de usar que o Internet Explorer.

O fato de ser o melhor e não estar na liderança do mercado se deve a uma prática comercial condenável por parte da Microsoft, que embute o Internet Explorer como único navegador no Windows, seu sistema operacional que geralmente vem pré-instalado em quase 100% dos computadores novos vendidos no país. Todos sabemos que ao instalarmos o Windows (mesmo cópias piratas), somos obrigados a instalar também o Internet Explorer. Assim é fácil ser líder...

[E para os que duvidam do que afirmo, tentem atualizar qualquer versão do Internet Explorer instalado em seu computador? Sempre que tentei, fiquei com a impressão de que os dados solicitados pela Microsoft são além do necessário e parecem ser coletados com outro objetivo, que a simples garantia de acesso a futuras atualizações. Em outras palavras: eu não confio na Microsoft!]

Para utilizar o Firefox, por exemplo, o usuário tem que baixar o programa. Tem que 'perder' alguns minutos buscando links para isso. O mínimo que se pode dizer é que o Firefox está a 3-4 cliques e alguns minutos (para baixar e instalar) distante do internauta. O Internet Explorer, por outro lado, está a um clique dos novos usuários de computador pois tem ícone de acesso na página do Windows.

E por que o Google Chrome representa ameaça real ao Internet Explorer? Porquê o link para baixar o programa está disponível na página de busca do Google, o buscador usado pela maioria esmagadora dos internautas. Vai ser 'fácil' encontrar o link para baixar o programa. E melhor: a empresa que está por trás do mesmo é extremamente confiável.

Além disso, o novo navegador é infinitamente mais rápido que o Internet Explorer. Possui um modo enxuto de carregamento. Abrir várias páginas simultaneamente no novo navegador é realmente uma experiência satisfatória. Vale a pena conferir, por exemplo, a abertura de vídeos do YouTube.

Assim como a página do Google Search, a interface do novo navegador é limpa e simples. E nos dias atuais, ser simples, objetivo e direto é uma vantagem.

Vale a pena conferir o novo navegador da Google. Clique aqui ou na figura que ilustra este post para baixar o mesmo. Eu aprovei e já estou usando a novidade.

1 Comments:

Blogger Acreucho said...

Professor, também gostei e estou usando, achei interessante, leve e ágil, tem recursos muito bacanas...

08/09/2008, 21:22  

Postar um comentário

<< Home