Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

13 outubro 2008

TIÃO VIANA NA PRESIDÊNCIA DO SENADO

Tudo indica que senador acreano será o único candidato do PT. Partido busca agora unidade em torno de seu nome

Blog do Josias, da Folha Online

Passado o segundo turno das eleições municipais, marcado para o próximo dia 26, o PT reunirá sua bancada de senadores num jantar. Será em Brasília, no apartamento de Eduardo Suplicy (SP). Vai à mesa, além do repasto, a candidatura de Tião Viana (AC) à presidência do Senado.

Como não há notícia de petista que se disponha a disputar a vaga com Tião, o jantar deve resultar em unidade do partido em torno de seu candidato.

Depois de levar o nome de Tião formalmente à vitrine, o PT passará à segunda fase: a negociação com os demais partidos do consórcio governista. A principal aresta era o PMDB. Mas Lula cuidou de desbastá-la na semana passada. Reunido com a caciquia peemedebista, o presidente pediu por Tião. Preocupado em não criar problemas para Michel Temer (SP), lançado à presidência da Câmara, o PMDB parece ter recolhido as armas no Senado. Restará, na seqüência, convencer os partidos de oposição. Político de cintura maleável, Tião Viana não coleciona inimigos na oposição.

Mas os próximos mandachuvas da Câmara e do Senado serão eleitos para o biênio 2009-2010. Ou seja, terão poder numa fase de costura de candidaturas presidenciais. Vem daí que PSDB e DEM podem querer embaçar os planos de Tião, sobretudo depois que o senador passou a ostentar o apoio explícito de Lula. Neste caso, o remédio contra o risco de surpresas é a unidade. Se arrastar todo o PT e a maioria do consórcio governista, Tião vai ao plenário na condição de franco favorito contra um eventual candidato de oposição.

Na atual mesa diretora do Senado, Tião Viana ocupa o cargo de primeiro vice-presidente. Exerceu a presidência interinamente durante o Renangate.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Tião Viana cada vez com mais força, futuro governador do Acre (apesar de nao contar com meu voto, nao por causa do novo horário, mas por ideologia)...


E voces achando que o homem ia ficar fraco por causa do novo fuso horário...

13/10/2008, 18:07  
Blogger Acreucho said...

Ele só será eleito Presidente do Senado, porque o PMDB fez outros conchavos e o Renan Calheiros abriu mão, sem desmerecer é claro, a competência do Senador. Agora, em 2010 ele terá que avaliar se é melhor continuar no Senado ou vir governar o Acre, se bem que quem decide essas coisas não é ele.

13/10/2008, 20:17  

Postar um comentário

<< Home