Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

06 outubro 2008

CABIDE ELEITO

CABIDE FAZ CAMPANHA DO TOSTÃO E VENCE ESQUEMA MILIONÁRIO DOS GRANDES PARTIDOS
06/10/2008 : 03:34

Raí Melo
Folha do Acre

As eleições de 2008 não foram feita apenas de grandes esquemas, teve quem começou apenas com uma bicicleta cargueira um carimbo e pedaços de papel doados, e conseguiu se eleger com expressiva votação foi o caso de Manoel Valdir Texeira, 46, candidato pela 17ª vez. Cabide, como é conhecido pela população de Rio Branco, já foi funcionário da Eletroacre, atualmente desempregado vendia desinfetantes que ele mesmo fabricava em sua casa.

No inicio da campanha sem contar com recursos financeiros Cabide, recebia doação de pedaços de papel, onde carimbava seu nome e número e distribuía aos eleitores.
Cabide é de partidos que integram a Frente Popular, mas nunca teve o mesmo reconhecimento dos demais candidatos que contavam com cotas de material de campanha. Os vistosos materiais ostentados por candidatos da FP, nunca chegaram às mãos de Cabide, que lutava com recursos próprios carimbando seu nome e número muitas vezes no verso de santinhos do prefeito Angelim.

Compadecidos com a luta e a força de vontade de Cabide, um grupo de amigos e simpatizantes resolveu cooperar e tentar levá-lo ao parlamento. Jânio (Capacete) proprietário de uma pequena gráfica fez os primeiros impressos de santinhos e cartazes da campanha de Cabide.

“Cabide é um trabalhador sério, um guerreiro que precisa ser reconhecido. Entrei nesta briga para mostra que a simplicidade e verdade podem vencer os esquemas montados para eleger candidatos com votos comprados. Não quero nada em troca, quero apenas que Cabide vença e possa ocupar uma cadeira na Câmara Municipal. Chega de esquemas, vamos colocar pessoas do povo, que possa lutar e compreender as lutas do povo”, diz o empresário.

Ainda assustado com a repercussão de sua eleição, Cabide deu sua primeira entrevista na noite de domingo (05), para o jornalista Floriano Oliveira, na TV Rio Branco, afiliada do SBT. Cabide diz que vai continuar levando a vida da mesma forma a te sua posse. “Vou continuar vendendo meu detergente nas ruas até a posse. Quero apenas agradecer as pessoas que acreditaram na minha candidatura, farei de tudo para ser retribuir a confiança da população de Rio Branco”, diz o vereador Cabide.

3 Comments:

Blogger Unknown said...

votei no cabide porque estou cansado de gente mentirosa!!!o cabide é do povo!! DEUS TE ABENÇOE CABIDE, e continue com sua humildade e sendo do povão sempre!!!

06/10/2008, 14:20  
Blogger ATEFAR said...

Engraçado, nada a ver sua publicação com o lugar que moro! Mas insisto em passar aqui. Eu acho que é porque morei em Rondônia e o Acre fica próximo... Ou talvez sejam os assuntos daí que fazem parte da Amazônia Legal.

Achei bacana o Cabide ganhar a eleição, vendo a história, nota-se que precisamos de candidatos mais humildes, porque estamos cansados dos engravatados que sobe no palanque a fim de ter “poder”.
Abraços.

07/10/2008, 09:14  
Blogger Alma Acreana said...

Cutucando...

A eleição de um vendedor de detergentes para a Câmara de Vereadores de Rio Branco causou muitas surpresas e alardes, como é próprio aos brasileiros, que estão sempre criticando, mas sempre elegendo e reelegendo os velhos cacifes da política de sempre. E que ainda ver como algo de outro mundo a eleição de alguém ao seu “nível” para um cargo de relevância.

Diz o ditado que beleza não põem mesa. Já acredito que nem intelectualidade é sinônimo de competência e muito menos de boa gestão. Não que burrice também seja. Nosso país que vive do mito do culto ao “doutor” é incapaz de se reconhecer num cidadão simples como qualquer outro, como é o caso de Cabide.

A maior prova de que intelectualidade não é pressuposto de um bom governo é o caso FHC. Cardoso um dos sociólogos mais respeitados desse país, não foi capaz de assinar, por exemplo, a lei que concedia o retorno obrigatório da Filosofia e Sociologia às escolas de todo o país. O que fez o um ex-metalúrgico, sem diploma acadêmico. E que abriu as portas das universidades brasileiras aos filhos dos pobres desta nação.

Sinceramente espero mais de Cabide do que qualquer outro político de Rio Branco, não por uma identificação ingênua, mas por ver nele uma fagulha do homem trabalhador, que sabe o que é sofrer e sabe mais do que qualquer outro político as inquietações e anseios do povo, pois do meio deles é que saiu. Prefiro acreditar num trabalhador honesto do que em todos os políticos que se dizem honestos. É claro, que não é por ter vindo da base que significa que Cabide será um bom vereador. Será se ele o quiser.

Protesto ou não, a eleição de Cabide indica ao mesmo tempo um sinal de que ou a política se encaminha para uma mudança ou se aproxima cada vez mais da sua decadência...


Caro Evandro, obrigado pela publicação dos textos.
Fraternalmente,

Isaac Melo

10/10/2008, 16:46  

Postar um comentário

<< Home