Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

26 novembro 2008

ACRE REPROVADO NO ENEM: UM DEBATE NECESSÁRIO

A QUEM SERVE ESSA CARAPUÇA?

Sempre é assim os funcionários públicos sempre são os coitadinhos da história...

Existe um grande diferença entre "ser" professor e "está" professor. Com a melhora de salário para os professores no estado do Acre nos últimos anos, cresceu a categoria dos que "estão" professores, sem ter a mínima vocação para execer o magistério. Estão mais preocupados com a politicagem,independente da ideologia politica, e com a questão salarial.

A qualidade do ensino é o que menos importa. Não existe o amor pela profissão. Nos momentos atuais, da sociedade consumista em que vivemos isto soa até ridículo aos ouvidos de alguns. Não vamos ser hipócritas. Precisamos de dinheiro sim, porém além da questão financeira tem outras questões como por exemplo a moral e a ética.

Infelizmente em nosso estado a melhoria salarial, das instalaçoes escolares e da democracia escolar estão sendo inversamente proporcionais à qualidade de ensino. Um funcionário que "é" professor trabalha pelo dinheiro também, entretanto não espera só pelo governo, como se esse fosse o único responsável pelo bem e pelo mal que acontece em nosso ensino. Existe muito comodismo sim em nossa classe.

Digo isso por conhecimento de causa, pois sou professor. Sou testemunha da falta de compromisso de alguns colegas. Isto se evidencia quando ocorre um treinamento oferecido pela secretaria. A maioria que comparece,vai por que se sente obrigada por pressão funcional e não por consciência moral. Ainda estão na fase da Heteronomia, de Jean Piaget ou seja vão por que têm medo do castigo e não pelas regras morais interiorizadas(Autonomia). O que mais se ouve (em conversas paralelas) é que aquilo tudo não passa de "besteiras" e que "já sabem de tudo aquilo". Não têm sequer a hombridade de externar as seus pensamentos aos ministradores.

Meu Deus !! São essas pessoas que estão formandos os futuros cidadãos. E depois a culpa é dos govermantes. Não procuram melhorar por sí próprio através de leituras de livros e revistas, de entrevistas sobre a educação em programas de canais de TV especializados. Resumindo: não buscam conhecimentos para enfrentar as situações vivenciadas dia a dia nas salas de aulas. Falta pro-atividade. Preferem reclamar e esperar pelo governo.

Não serei a palmatória do mundo e nem serei hipócrita. EU também sou assim. Até quando vamos celebrar nossa estupidez ?

Texto do pseudo-anônimo Nabucodonosor Ashmed enviado como comentário ao post Mais uma vez o Acre é reprovado no ENEM. De quem é a culpa?