Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

19 janeiro 2009

BOLÍVIA: SERÁ QUE O PAÍS TEM SOLUÇÃO?

Evandro Ferreira
Blog Ambiente Acreano

Nas dezenas de vezes que visitamos Cobija nunca deixamos de observar o tratamento geralmente rude que os comerciantes bolivianos dispensam aos seus principais clientes, os brasileiros. E o comportamento não se restringe aos estabelecimentos comerciais. Se você for em veículo próprio, tem que ter o máximo de cuidado para não cometer a menor infração nas ruas da cidade - muito mal sinalizadas por sinal. Parece até pegadinha.

Resumindo: em Cobija, os compradores brasileiros são tratados como clientes dispensáveis quando na verdade são eles que sustentam aquela grande feira do Paraguay, chamada pomposamente pelos andinos de Zofra. Imaginem se um boicote ao comércio no lado bolíviano fosse organizado. Em poucos meses a cidade fecharia as portas e se transformaria em uma espécie de Vila Montevidéo.

O mesmo comportamento se vê na questão da venda do Gás boliviano para o Brasil e Argentina, os únicos compradores do produto boliviano. São tratados como se fossem dispensáveis, clientes que o país andino pode prescindir. A sorte do Evo é que o Brasil é governado pelo Lula, que tem pena do seu colega.

A última dos bolivianos é o constrangimento a estudantes brasileiros que sustentam as faculdades particulares de medicina de Cochabamba. Segundo o Blog do Josias, universitários brasileiros residentes na cidade vêm recebendo tratamento degradante de autoridades consulares locais. Para ter o visto de permanência renovado eles têm de provar, uma vez por ano, que não estão infectados pelo HIV, o vírus da Aids.

Como se na Bolívia infectados pelo vírus HIV tivessem acesso a tratamento gratuito, como é praxe no Brasil. Imaginem se doentes de AIDS brasileiros iriam querer morrer a míngua no país vizinho. É mais fácil imaginar o contrário: bolivianos buscarem se aproveitar da generosidade brasileira.

Resumo do comportamento errático boliviano no campo comercial e comportamental: eles têm um sério problema de auto-afirmação, complexo de inferioridade ou coisa similar. É esse comportamento para lá de irracional que, ao longo do tempo, tem levado o país vizinho a continuar a ser o que é: um dos mais miseráveis do continente.

E não se animem que a chegada de um indígena ao poder mudou grande coisa. Pelo contrário. As coisas só pioraram por lá. Não se impressionem se em breve o pouco de soja e outros produtos agrícolas que eles exportam cesse completamente. Os planos de Evo incluem a tomada das terras produtivas para distribuição entre camponeses sem terra.

Será que a Bolívia tem solução? Será que algum dia o país vizinho vai tomar jeito?