Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

15 janeiro 2009

COPA 2014: AMAZONAS INVESTE PESADO

Novo Vivaldão terá capacidade para 41 mil espectadores e custará seis bilhões de reais. Projeto, elaborado por empresa alemã, prevê cobertura retrátil, centro de convenções, dois edifícios garagem e centro de compras

Impacto profundo

Carlos de Souza
Especial para o CRAQUE

Um projeto ousado e moderno que custará cerca de seis bilhões de reais será apresentado hoje à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, pelo Secretário de Planejamento (Seplan), Dênis Minev. O projeto da empresa alemã GMP é inovador e prevê a demolição do Vivaldo Lima e a construção de uma arena Multiuso, que envolverá os empreendimentos já existentes no entorno, como Vila Olímpica, Centro de Convenções e a Arena Amadeu Teixeira.

O novo estádio terá capacidade para 41 mil espectadores sentados, além de mais cinco mil pessoas credenciadas na área de imprensa e mídia. O diretor da GMP, Ralf Aman disse que o projeto é o melhor entre os 18 que serão apresentados à Fifa e seu design foi baseado em artesanatos, animais silvestres e plantas. A arena terá um restaurante panorâmico, camarotes que variam de 15 a 50 pessoas, sistema de captação de água pluvial e uma acústica que não prejudica quem está no interior e na área externa. O novo estádio também terá cobertura retrátil, centro de convenções, dois edifícios garagem e centro de compras.

"A preocupação da Fifa sempre foi com o torcedor, com isso, quem entrar no estádio terá visão de mais de 90% de visão do gramado, independentemente do ponto que ele esteja", afirmou Ralf Aman.

O governador Eduardo Braga disse que foi apresentado apenas parte do projeto, pois tem dois concorrentes na Amazônia - Acre e Pará - e que somente após a confirmação de Manaus como sede da Copa de 2014, que o projeto será mostrado em sua totalidade. "Nem tudo pode ser mostrado porque temos concorrentes. Posso dizer que o projeto é o melhor de todos e único voltado para a neutralização de carbono desde as eliminatórias até o final da Copa", afirmou Braga.

Sustentabilidade

O governador disse ainda que o projeto do novo estádio de futebol foi baseado em conceitos de sustentabilidade internacionais e prevê o aproveitamento da água das chuvas para o resfriamento das estruturas do complexo e manutenção de uma temperatura agradável no seu interior.

Viagem de luxo

Para evitar problemas com voos ou qualquer incidente, o governador Eduardo Braga recomendou que o Secretário Dênis Minev fosse ao Rio de Janeiro no jato de propriedade do Governo do Amazonas. O projeto não terá apresentação. O Amazonas, bem como as demais concorrentes vão protocolizar os projetos na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no dia de hoje.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

esse projeto é adorável.
o pará esta fora de cogitação

17/01/2009, 19:53  
Blogger Reynaldoeventos said...

todo projeto desde que seja em benefício para população as GAROTA COPA PANTANAL 2014 acredita

22/04/2011, 17:14  

Postar um comentário

<< Home