Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

04 fevereiro 2009

TREMOR DE TERRA EM TARAUACÁ ACONTECEU

O diário A Tribuna publicou nota desmentindo que tenha acontecido tremor de terra em Tarauacá, inclusive com a opinião do professor da UFAC, Alejandro Duarte.

Está correto o professor ao afirmar que no Acre não existem aparelhos capazes de detectar tremores de terra, mas se engana ao especular que provavelmente o epicentro do mesmo não aconteceu no Acre, na região de Tarauacá.

O terremoto reportado para Tarauacá aconteceu, não existem dúvidas!

Ficamos ao lado do Earthquake Monitoring Tool (ao clicar neste link, o Google Earth abrirá) mantido pelo Google e atualizado em tempo real com dados fornecidos pelo Serviço Americano de Pesquisa Geológica (USGS). Ao repórter que ficou em dúvida, sugerimos fazer o bookmark das páginas de ambos os sites para melhor informar seus leitores.

Se tremeram prédios ou se o povo de Tarauacá ficou realmente em pânico, quem pode confirmar é a imprensa, que deveria ligar para falar diretamente com a população da localidade. Entretanto, parecer ser pouco provável que isso tenha acontecido em razão da grande profundidade em que aconteceu o evento: 612 km.

Negar o evento, com as facilidades atuais de acesso a dados e serviços de monitoramento via internet, é um erro inaceitável.

Quem acessar a página do USGS pode ver os detalhes do evento. Clique no ponto equivalente ao Acre no mapa.

E se houver interesse em saber um pouco mais sobre o histórico de terremotos na região de Tarauacá-Cruzeiro do Sul, clique aqui para acessar a página que mostra a intensidade e frequência de eventos registrados por lá desde 1990.