Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

15 maio 2009

APELO PARA A TAM NÃO ABANDONAR OS VÔOS DIURNOS NO ACRE

“A saída da TAM inviabilizará grandes negócios de interesse do Acre. Os vôos da madrugada são terríveis para quem chega em Brasília cedo e precisa enfrentar reuniões importantes, de interesse do estado”

A deputada federal Perpétua Almeida já solicitou por escrito que a TAM Linhas Aéreas mantenha o vôo vespertino no trecho Rio Branco/Brasília. O apelo será reforçado na próxima quarta-feira, eu reunião da bancada federal acreana com diretores da empresa, no Congresso Nacional.

O encontro foi proposto pela deputada e terá a participação de todos os parlamentares. Foram convidados ainda representantes do Governo do Estado, da Prefeitura e da Câmara de Vereadores de Rio Branco, da Assembléia Legislativa, da Associação dos Municípios do Acre e das federações do Comércio e da Indústria.

Deputados e empresários irão contra-argumentar a TAM, que opera no trecho desde fevereiro deste ano, mas anunciou que irá encerrar as viagens no próximo dia 30 “por falta de demanda”. A se confirmar a ameaça da TAM, quem precisa se deslocar ao centro-sul do país a partir do Acre terá que recorrer a uma opção que desagrada a todos: enfrentar o vôo que sai de Rio Branco sempre de madrugada.

O presidente da Associação Comercial, empresário Aden Araújo, informou que não conseguiu vaga no vôo vespertino da TAM desta sexta-feira para Brasília. Para ele, que estará na reunião da próxima quarta, “não é verdade que os vôos saem de Rio Branco vazios. Isso é desculpa barata”.

O setor empresarial crê que haveria “prejuízos enormes” na transação comercial diária envolvendo profissionais liberais que habitualmente têm rotina corrida e optam por realizar reuniões rápidas no Acre e voltar aos estados de origem no mesmo dia.
“Há um desrespeito com o Acre. Não é certo priorizar apenas os grandes estados. Os vôos saem de Rio Branco sempre lotados. Eu sei disso por que estou dentro do avião toda semana, indo e vindo para o Acre”, afirmou Perpétua Almeida. “É muito difícil passar a noite acordada e tocar a vida durante o dia após uma viagem tão desgastante”, concluiu a deputada.

Para João Francisco Salomão, presidente do Sistema Fieac, “a saída da TAM inviabilizará grandes negócios de interesse do Acre. Os vôos da madrugada são terríveis para quem chega em Brasília cedo e precisa enfrentar reuniões importantes, de interesse do estado”, afirmou.

“O Acre está crescendo. Isto é fato. O encontro dos presidentes brasileiro e peruano, ocorrido recentemente no estado, reforçou perspectivas de turismo para a região. É indiscutível que somos rota para o pacífico e isso foi comprovado pelo interesse do governador de Rondônia em conquistar mercados andinos a partir do nosso estado. Então, não iremos admitir retrocessos”, concluiu a deputada.

Fonte: Assessoria de imprensa Deputada Perpétua Almdeida