Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

29 setembro 2009

DINOSSAURO COM QUATRO ASAS

Inicialmente se pensou que o Anchiomis tenha sido um pássaro primitivo, mas na verdade era um dinossauro

EFE/Estadao.com


LONDRES - Cientistas chineses descobriram o fóssil de um dinossauro com quatro asas e penas, que pode reforçar a ligação evolutiva destes animais pré-históricos com os pássaros modernos.

Encontrado fóssil de dinossauro com indício de plumas

Chineses descobrem fóssil de novo dinossauro emplumado

Segundo foi publicado na revista científica Nature, a descoberta permite compreender melhor a evolução original das plumas nos antigos habitantes da terra, um aspecto evolutivo pouco conhecido devido à falta de fósseis bem conservados.

A falta de informação a respeito fez com que muitos paleontólogos tenham dúvidas de que os dinossauros com aspecto de ave sejam os autênticos antepassados dos pássaros, já que os restos em bom estado conhecidos até agora são de data muito tardia.

Mas o Anchiomis huxleyi, nome que receberam os restos achados em Liaoning, província do nordeste da China, é um fóssil "excepcionalmente bem preservado", no qual ficou gravado um dinossauro com longas plumas nas quatro patas e na cauda.

Isto sugere, segundo o professor Xing Xu, da Academia Chinesa de Ciência, que "pôde ter existido uma fase na qual os dinossauros tiveram quatro asas em sua transição para se transformarem em aves".

Inicialmente se pensou que o Anchiomis huxleyi tinha sido um pássaro primitivo, mas uma avaliação mais exaustiva do fóssil revelou que ele deve ser atribuído ao Troodontidae, grupo de dinossauros estreitamente relacionados com a aves como as conhecemos hoje.

O professor Xing e sua equipe dataram o fóssil no Jurássico tardio (há entre 156 a 138 milhões de anos), o que implica que se trata do dinossauro com aspecto de pássaro mais antigo até o momento.

É inclusive mais velho que o Archaeopteryx, a primeira ave que os paleontólogos tem notícia.

A conclusão principal destes cientistas é que a presença de uma espécie como Anchiomis huxleyi nessa época questiona com solidez o argumento de que os dinossauros com aspecto de aves viveram em
período muito tardio para serem os "pais" dos pássaros.