Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

23 fevereiro 2010

CNJ: DEZ MAGISTRADOS DO MATO GROSSO PUNIDOS POR DESVIO DE RECURSOS PÚBLICOS

CNJ pune com aposentadoria compulsória dez magistrados em Mato Grosso por desvio de verba de tribunal

Publicada em 23/02/2010 às 13h57m
TV Centro América/O Globo

CUIABÁ E RIO - Por unanimidade, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) afastou nesta terça-feira dez magistrados do Mato Grosso - sendo três desembargadores e sete juízes - acusados de envolvimento em um esquema de desvio de recursos públicos para socorrer financeiramente uma loja maçônica em Cuiabá. Os réus foram punidos com a aposentadoria compulsória. O julgamento é em instância final e não cabe recurso. Esta é a maior punição prevista nos processos administrativos do Conselho Nacional de Justiça.

Foram condenados os desembargadores José Ferreira Leite, ex-presidente do TJ do Mato Grosso e grã-mestre da Ordem Maçônica do estado, José Tadeu Cury e Mariano Travassos. Também foram condenados os juízes Marcelo Souza de Barros e Marcos Aurélio dos Reis Ferreira (filho de José Ferreira Leite), Antônio Horácio da Silva Neto, Juanita Clait Duarte, Graciema Caravellas, Maria Cristina Simões e Irênio Lima Fernandes.

Segundo parecer do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, o desvio de verba, realizado em 2003, seria para pagar um rombo milionário em uma cooperativa de crédito da Ordem Maçônica Grande Oriente. O montante desviado chegaria a R$ 1,5 milhão. Na época, o presidente do TJ era o desembargador José Ferreira Leite.

Os acusados negam, no entanto, o suposto devio de dinheiro do tribunal e qualquer outra irregularidade cometida no exercício dos respectivos cargos.

Leia mais sobre este caso abaixo:

Juízes de MT são investigados por desvio de dinheiro

Escândalo envolvendo o TJ/MT. Uma mistura das togas com a indumentária talar da maçonaria

Grupo de José Ferreira Leite articula apoio político para manter os cargos

Grupo do José Ferreira Leite sofre derrota no CNJ

OAB considera grave as acusações contra magistrados

Para conhecer o teor das denúncias e defesas dos envolvidos no caso, sugiro uma visita ao Blog do Enoque Cavalcanti, de Cuiabá-MT.

Foto: Diário de Cuiabá