Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

09 agosto 2010

FLORESTAS NATIVAS EM CHAMAS NO PROJETO DE ASSENTAMENTO BONAL

Evandro Ferreira
Blog Ambiente Acreano

O Dr. Foster Brown, do WHRC e do SETEM/PZ-UFAC publicou na página da grupo GTP-Queimadas do Forum MAP um relato e avaliação do incêndio que já afetou entre 500 e 1000 hectares de florestas nativas na área do Projeto de Assentamento Sustentável Bonal (imagem ao lado), administrado pelo INCRA, e localizado a cerca de 80 km de Rio Branco.








Segundo o Dr. Brown,a floresta afetada pelo fogo - que ainda pode ressurgir em razão das condições climáticas favoráveis - havia sido previamente afetada por atividade madeireira e pelos incêndios florestais de 2005.












Relatos de moradores do local sugerem que o incêndio inciou-se entre 3 e 5 semanas atrás, possivelmente por um caçador.













A linha de fogo que avançava sobre a floresta tinha cerca de 7 km no dia 06 de agosto. Nesse mesmo dia uma equipe de bombeiros foi enviada ao local para combater as chamas. Esta foi a terceira visita dos bombeiros na área.












Em 2005, ano em que a Amazônia foi afetada por uma seca severa, mais de 200 mil hectares de florestas nativas na região leste do Acre foram destruídas por incêndios florestais. Muitos desses incêndios só foram extinguidos com as primeiras chuvas do 'inverno amazônico', que se iniciou em meados de outubro daquele ano.













Estas 200 mil hectares de florestas afetadas pelo fogo em 2005 são hoje as mais suscetíveis a queimar novamente porque o subosque das mesmas foi praticamente destruído e numerosas árvores de grande porte morreram, ou iniciaram um processo de morte lenta, adicionando grande volume de material vegetal para a serrapilheiras do solo.




O fogo de 2005 tornou as florestas afetadas mais abertas, favorecendo o carreamento da umidade do seu interior mais facilmente. Isso significa que elas tendem a ficar mais secas antes do ápice do período seco na região.

Fotos e imagens de satélites (editadas): Dr. Foster Brown