Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

05 agosto 2010

ALTO RISCO DE FOGO NO LESTE DO ACRE

Ventos fortes e baixa umidade aumentam o risco de fogo na parte leste do Acre. Fumaça em Rio Branco pode aumentar caso as queimadas na Bolívia, Rondônia e Mato Grosso persistam, pois a direção do vento permanecerá inalterada pelo menos até domingo (08/08)

Evandro Ferreira
Blog Ambiente Acreano

Dados disponíveis na página do INPE/CPTEC indicam que o risco de fogo na parte leste do Acre é alto. O risco é crítico no norte de Rondônia e Mato Grosso, e sul do Amazonas e do Pará.

Frente fria pode aumentar nível de fumaça em Rio Branco

A imagem ao lado mostra que a maioria dos focos de calor detectados entre quarta (04) e quinta-feira (05 de agosto, 5h da manhã) no Acre e regiões vizinhas ocorreram nas cercanias de Porto Velho, no Departamento de Beni e Santa Cruz (Bolívia) e em menor escala em Mato Grosso.

Isso indica que a quantidade de fumaça em Rio Branco tende a permanecer ou mesmo a aumentar caso a frente fria persista por 1-2 dias e o rítmo de queimadas na Bolívia, Rondônia e Mato Grosso continue no mesmo nível verificado nos últimos dias.



De acordo com uma análise do Dr. Foster Brown publicada na página do Grupo GTP-Queimadas (Forum MAP), o risco de fogo na região leste do Acre continuará alto pelos próximos dias tendo em vista os ventos fortes continuarão pelo menos até a sexta-feira (06/08) e a direção do mesmo continuará inalterada (vindo da Bolívia) até domingo (08/08).

Além disso, a umidade relativa do ar irá atingir, diariamente, picos mínimos inferiores a 40%, chegando a cerca de 20% na terça (10/08).


Florestas do entorno em risco


Ontem em Rio Branco diversos incêndios de porte considerável foram verificados na APA Irineu Serra e nas cercanias do Parque Zoobotânico da UFAC. Estas áreas, cobertas por floresta secundária aberta e cuja folhagem sobre o solo (serrapilheira) encontra-se extremamente seca, são muito sucetíveis ao fogo e correm sério risco de serem afetadas nos próximos dias. O risco é o mesmo para as áreas florestais do entorno da cidade, incluindo fragmentos florestais localizados na APA Lago do Amapá e no Parque Ambiental Chico Mendes.