Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

01 outubro 2010

DE ONDE VEM TANTA FUMAÇA?

Evandro Ferreira
Blog Ambiente Acreano

Ontem, quinta-feira, tivemos um dia quente até demais e o céu era de brigadeiro. Hoje, sexta pela manhã, está tudo tomado pela fumaça.


O que aconteceu?

Será que todo mundo aproveitou a estiagem desta semana para colocar fogo no que ainda não tinha queimado este ano?


A resposta é não.


Vejam na imagem MODIS ao lado.

Ontem, por volta do meio dia, o céu estava realmente livre de nuvens e a direção do vento era no sentido Sudeste, ou seja, do Acre em direção à Bolívia. Mas, como foi previsto pelo INPE/CTPEC e informado em primeira mão pelo David Friale, uma frente fria que se aproxima fez com que a direção do vento se invertesse. Agora ele sopra na direção noroeste. Com isso, a fumaça das queimadas existentes na região de Plácido de Castro, Xapuri, Brasiléia/Epitaciolândia e na Bolívia foi transportada de forma repentina e em grande quantidade para a nossa cidade.


Mas a previsão do INPE/CTPEC sugere que essa mudança na direção do vento só vai se consolidar no domingo, quando a frente fria irá chegar para valer em nossa cidade. Com isso, a tendência é a nuvem de fumaça ficar estacionada e se dissipar aos poucos, porém voltando a incomodar a partir de domingo.

E no domingo, dia da eleição, temos previsão de chuva. Pouca, mas teremos chuva. Ruim para os candidatos que contam com eleitores das zonas rurais.


Sobre a frente fria, é importante informar que a previsão sugere que entre segunda e terça-feira (4 e 5), a temperatura atinja mínima de 15ºC.


Se a sabedoria popular se confirmar, esta friagem irá trazer consigo mais uns dias de estiagem. A crise de abastecimento de água na cidade, especialmente os poços que estão secando em grande número, vai se agravar.

1 Comments:

Blogger Gleice Rezende said...

Boa tarde, Evandro. A que você atribui essas modificações no clima que nós, da região norte, temos testemunhado desde 2005. Neste verão, não temos mais as chuvas de depois do almoço. Apenas fumaça. Muita fumaça, calor, sêca.... uma lástima! Será que agora teremos que conviver com esse clima tão hostil? Do jeito que a coisa está, fico com medo de 2015.
Um abraço e gosto muito do seu blog.

01/10/2010, 15:28  

Postar um comentário

<< Home