Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

12 fevereiro 2011

SERÁ QUE O BANCO BMG VAI TER RECURSOS PARA INVESTIR NO ACRE?

BMG teve seu rating rebaixado para negativo pela agência de classificação de risco Moodys. Isso significa que o banco terá mais dificuldade para captar recursos e disponibilizá-los a custos competitivos

Evandro Ferreira
Blog Ambiente Acreano

Deu na coluna Bom Dia, do jornal A Tribuna. O presidente do Banco BMG, com sede em Belo Horizonte, irá se reunir no próximo dia 18 com o presidente da Federação das Indústrias do Acre, João Francisco Salomão, para debater possíveis invesimentos do Banco no Acre.

Segundo a nota, o BMG poderá oferecer créditos antecipados aos empresários locais com juros especiais, competindo em um mercado que é hoje dominado pelo Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

Embora elogiável, a iniciativa do presidente da Federação das Indústrias do Acre poderá resultar em nada tendo em vista que as perspectivas do BMG não são das melhores diante das novas medidas de restrição de crédito implementadas pelo Governo Federal.

Segundo o portal Exame.com, a agência de classificação de risco Moody’s anunciou em 09/12/2010 ter alterado de “estável” para “negativa” a perspectiva de todos os ratings dos bancos BMG, Cruzeiro do Sul, Bonsucesso e Schahin.

Segundo informou a agência, os bancos rebaixados, pelas características de seus negócios, podem sofrer nos próximos meses com as medidas prudenciais anunciadas pelo Banco Central – aumento do capital mínimo para empréstimos de longo prazo, consignado e financiamento de veículos e redução gradual do limite para emissão de depósitos a prazo com garantia especial (DPGEs).

“Essas medidas devem exigir que os bancos adaptem seu fluxo de originação de crédito em um período de pouca liquidez e assumam custos de captação mais elevados, o que pode acabar afetando de maneira adversa seus volumes de negócios e, dessa maneira, sua geração de receitas”, disse a agência.

Em outras palavras: o BMG e os demais bancos rebaixados deverão ter muito mais dificuldade de captar recursos financeiros a baixo custo no mercado para emprestar ou investir em negócios, como, no caso do Acre, os futuros empreendimentos da Zona de Processamento de Exportação-ZPE que está sendo montada nas proximidades de Senador Guiomard.

Por esta razão, o presidente da FIEAC deveria agendar visitas a outros presidentes de instituições financeiras mais sólidas e com melhores perspectivas de realização de negócios no Acre.

Foto: Angela Peres/AC

Nota do Blog: uma correção. O rebaixamento do rating do BMG ocorreu em 09/12/2010 e não em 10/02/2011 como informado.

Para saber mais sobre as dificuldades que bancos como o BMG enfrentam para captar e disponibilizar recursos no mercado financeiro, leia a nota abaixo:


- BMG restabelece captação via cessão de crédito